Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/10/2016 - 14h15min

Edição 2016 do Festival Planeta.Doc começa nesta segunda-feira (24)

Imprimir Enviar
A produtora cultural e diretora do Festival Planeta.Doc, Mônica Linhares

Com enfoque na temática socioambiental, começa nesta segunda-feira (24) a terceira edição do Festival Planeta.Doc de Cinema. Até 13 de novembro, o público, principalmente estudantes dos níveis fundamental, médio e superior, poderão assistir a mais de 80 filmes, que serão exibidos em vários locais em Florianópolis e em outras cidades catarinenses. A programação completa na página do festival no Facebook.

Conforme a produtora cultural e diretora do Planeta.Doc, Mônica Linhares, para a edição 2016, foram selecionados quase 90 filmes, a maior parte deles longa-metragem, entre mais de 1,1 mil inscritos de 38 países.  “São filmes que consideramos com grande qualidade estética e narrativa que trazem conteúdo relevante para a discussão sobre a temática socioambiental”, afirma.

O festival é dividido em mostras sobre temas específicos dentro da temática principal do evento. De acordo com a diretora, este ano, as duas principais mostras são sobre o Lixo Zero e sobre Cidades. A mostra Planeta.Doc Lixo Zero é parte da programação da Semana Lixo Zero, realizada desde sexta-feira (21) em oito capitais e 30 cidades brasileiras.

Graças a uma parceria com a Udesc, neste ano, os filmes do festival serão exibidos também em Lages, Ibirama e Laguna. Outro destaque do evento será o Planeta.Doc Conferências, nos dias 3 e 4 de novembro, com a participação de cientistas e especialistas na área socioambiental, que ocorrerá no Auditório Guarapuvu da UFSC, em Florianópolis.

Escolas
Segundo Mônica Linhares, o festival deste ano também tem como objetivo intensificar a participação das escolas. Para isso, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, será lançada uma plataforma online, chamada Planeta na Escola, pela qual os filmes selecionados para a mostra poderão ser exibidos em sala de aula. O projeto já funciona de forma experimental em escolas da Capital e será ampliado para todo o estado a partir do ano que vem.

“O festival é um espaço para trazer as escolas até os filmes. Com a plataforma online, vamos levar os filmes até as escolas. Cada professor vai definir como trabalhar o filme em sala de aula e, por meio da plataforma, compartilhar as experiências de como foram utilizados os filmes pedagogicamente”, explica a produtora cultural.

O Planeta.Doc 2016 tem o patrocínio e apoio cultural e institucional de diversas entidades públicas e privadas, entre elas a Assembleia Legislativa. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do festival.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar