Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2016 - 10h55min

Deputados lamentam tragédia com avião da Chapecoense

Imprimir Enviar

A queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense, ocorrida na madrugada desta terça-feira (29), nas proximidades de Medellín, na Colômbia, causou profundo pesar entre os parlamentares. O time disputaria, na quarta-feira (30), o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

Confira abaixo as manifestações dos deputados.

 

 

Luciane Carminatti (PT)
Externo solidariedade aos amigos e familiares, a toda essa grande família chapecoense, aos torcedores, a todos que independentemente do lugar onde residiam, torciam por esse time que trouxe tantas alegrias. Eu sou conselheira da Chapecoense e na última reunião do conselho falamos sobre os planos, as metas da Chapecoense, que planejava a construção do centro de treinamento, já pensando o futuro, com orgulho dos atletas de base. Enfim, um time que era completo. Hoje, eu como chapecoense me sinto como se tivessem tirado o coração de dentro da gente. Porque esse time deu muita alegria, trouxe muitas conquistas para nós, levou o nome da cidade, levou o nome do estado para o Brasil afora. E foi com o trabalho de todos, sempre muito comprometidos. Eu tinha amigos que se foram, que eram da direção e estavam no avião. Estamos muito tristes, mas neste momento a solidariedade tem que prevalecer, o conforto às famílias, aos amigos, a todos os torcedores. Vamos ter que continuar a vida. Continuar em nome de todos que fizeram essa bonita campanha.


Mauro de Nadal (PMDB)
É um momento de muita tristeza, muito pesar. A Chapecoense partiu ontem de São Paulo em busca de um sonho, levar o estado de Santa Catarina, pela vez primeira, a disputar uma competição internacional. Os próprios jogadores em depoimentos falavam “estamos indo transformar um sonho em realidade”. E este sonho acabou num grande pesadelo, que entristece não somente nós, que somos do Oeste, que vivemos a Chapecoense desde o acesso à série A, que acompanhamos o clube dos tempos em que a dificuldade financeira era enorme. E os dirigentes que estavam juntos nessa competição foram os que conseguiram fazer ressurgir a Chapecoense no momento de maior dificuldade financeira enfrentada pelo clube. E, hoje, dá para se dizer, que é um dos mais sólidos do país, é uma equipe tida como uma das mais carismáticas na competição brasileira. Simplesmente, num piscar de olhos, esse sonho basicamente se transforma em cinzas. O que dizer num momento desses? É muito difícil. O que se busca agora colocar em evidência é a paz dessas famílias que perdem seus entes queridos, dos torcedores, dos dirigentes, de seus familiares. Tivemos uma figura de grande expressão aqui em Santa Catarina, Delfim de Pádua Peixoto Filho, que também estava no voo. Também ex-presidentes da Chapecoense, como um prêmio pela história junto ao clube. A esses familiares tentamos levar o conforto. Que o nosso Grande Arquiteto do Universo consiga levar a eles um momento de paz, de conforto para conseguirem enfrentar essa dificuldade. Perda dessa natureza, como a partida de qualquer ser humano, é algo que machuca o coração, o sentimento, frustra muitos sonhos.

Neodi Saretta (PT)
É lamentável. Nós todos, como catarinenses, nos sentimos entristecidos, especialmente, do Oeste de Santa Catarina, vivenciando ali lado a lado com a comunidade da cidade de Chapecó. Transmitimos nossa solidariedade e nossos sentimentos aos familiares e amigos, tanto dos jornalistas quanto da delegação, dos dirigentes e da comunidade. Uma verdadeira tragédia para Santa Catarina. Vamos prestar nossa solidariedade e torcer para que as pessoas possam encontrar conforto.

Valdir Cobalchini (PMDB)
Nos faltam palavras, estamos todos muito chocados desde a madrugada. Essa tragédia se abate não apenas sobre Chapecó, sobre o Oeste de Santa Catarina, mas o estado inteiro, o país, que vem noticiando em todas as redes de televisão e rádio, e também o mundo, que repercute esse acontecimento lamentável. Traz um clima de comoção, pela alegria que vivíamos até ontem a um clima de absoluta tristeza. Nossa solidariedade às famílias. É um momento difícil, a ficha ainda não caiu, isso não volta mais. Agora, enfim, é pedir forças para que a gente possa passar por esse momento. Além de oestino, morei em Chapecó, tenho um envolvimento muito grande com a Chapecoense. Quantas e quantas vezes fomos ao estádio... Ontem mesmo estávamos reservando ingressos para a partida do dia 7, em Curitiba, no último jogo. Manifesto solidariedade ao nosso estado. Chapecó representava o país e todos nós vivíamos intensamente esse momento que a Chapecoense nos permitiu. Com a consternação desse momento, é difícil expressarmos o que estamos sentindo. Como representante daquela região, quero me associar, compartilhar a tristeza, comoção, emoção pelo acontecido. Ainda é muito difícil acreditar no que está acontecendo, nem imaginar o que vai ser do futuro. É viver o hoje, acompanhar os acontecimentos daqui em diante. Tentar estarmos presentes em espírito, mas fisicamente também, para transmitir, além da nossa solidariedade, nossa força para a cidade de Chapecó e o Oeste de Santa Catarina, que vive o dia mais triste de sua história.

Padre Pedro Baldissera (PT)
Lamentamos profundamente o acontecido com a delegação da Chapecoense. Era um time que estava se destacando no contexto estadual, nacional e até mesmo da América Latina. Lamentamos e queremos estar solidários a todos os familiares. Era um time que demonstrou muita competência, dedicação, humildade, e por isso chegou aonde se encontra, vitorioso nesse processo todo. Esperamos que a nossa solidariedade, além de levar conforto, possa transmitir um momento de esperança a cada um que fez parte da família Chapecoense.

Romildo Titon (PMDB)
É um momento muito triste para Santa Catarina, principalmente para a região de Chapecó, para os familiares todos. São crianças e jovens que perdem seus ídolos num momento importante em que a Chapecoense estava dando uma oportunidade a Santa Catarina de participar internacionalmente. Isso levava o nome de Santa Catarina, de Chapecó, do Meio Oeste. Neste momento, temos que dar a solidariedade a todos os familiares, que são os que mais estão sofrendo no dia de hoje, e a todos os catarinenses também.

Natalino Lázare (PR)
É difícil até falar numa circunstância como essa. A Chapecoense era um clube, uma instituição de superação de desafios, de sucesso, um empreendimento vitorioso, agora no topo do futebol da América Latina. Sou do Oeste de Santa Catarina e lamento profundamente essa tragédia que entristece a todos. Inegavelmente baixa a autoestima não só dos catarinenses, mas dos brasileiros. O que importa mesmo são os pais que perderam seus filhos, as esposas que perderam seus maridos, os filhos que perderam seus pais, e todos nós, que perdemos nossos ídolos, que estavam lutando para superar desafios, conquistar títulos para o Brasil e Santa Catarina. Certamente, essa tragédia vai marcar a história de maneira triste, mas nunca vai apagar das nossas lembranças o brioso time da Chapecoense e os valorosos dirigentes que construíram essa importante equipe de futebol.

Silvio Dreveck (PP)
Lamentavelmente, um acidente trágico que levou atletas, dirigentes. A Chapecoense era o único clube catarinense que estava disputando um título internacional. Chocou o mundo esportivo, em especial os catarinenses, muito mais os chapecoenses. É um momento de muita tristeza para todos nós. Queremos ser solidários com os familiares, os dirigentes, todos aqueles que perderam alguém estimado, todos os chapecoenses, a torcida. Nossa solidariedade ao clube também, que sempre nos orgulhou, e passa por esse dia triste. É um dia de luto para nós. O que podemos é lamentar e sermos solidários.

Darci de Matos (PSD)
É uma tragédia sem precedentes. O Parlamento catarinense suspendeu as atividades por três dias, o estado e o Brasil estão de luto. É uma tragédia com repercussão internacional. A nossa preocupação é com os familiares das vítimas, que sofrem neste momento. Estamos consternados. Lamento pela cidade de Chapecó, com um time tão querido, tão competente, que estava indo tão bem nas competições nacionais e internacionais. São coisas da vida, algo difícil de entender, mas temos que tentar superar. Neste momento, só há uma forma de buscar forças para superar isso. A mensagem que deixo para os familiares é se apegar em Deus, só Ele pode ajudar.
 

Antonio Aguiar (PMDB)
Estamos consternados com essa tragédia do esporte mundial. Uma fatalidade para qual nunca estamos preparados. Mostra que nossa vida é um sopro. O momento é de emoção, de solidariedade com todos os envolvidos nessa tragédia.

 

 

Leonel Pavan (PSDB)
A Chapecoense não só representava Santa Catarina e o Brasil na América do Sul, ela orgulhava todos os desportistas, todos os que amam o esporte. O sonho da Chapecoense virou o sonho dos catarinenses e do Brasil. Esse sonho virou uma tragédia lamentável. Mas a Chapecoense continua sendo o nosso orgulho, porque representa o sentimento que está no coração de cada brasileiro neste momento. Vamos pedir a Deus que conforte a todos os familiares, a todos os chapecoenses.
 

Luiz Fernando Vampiro (PMDB)
O futebol catarinense teve um grande crescimento nos últimos anos e a Chapecoense tem muita participação nisso. Estávamos todos entusiasmados com essa fase da Chapecoense na Copa Sul-americana. Mas hoje amanhecemos perplexos com essa tragédia, que não é só de Santa Catarina, é mundial. Estamos de luto e o que desejo é muita força para as famílias por causa dessa perda irreparável para Santa Catarina e para o país.
 

João Amin (PP)
Receber essa notícia dessa tragédia mundial é algo que nos entristece demais. Nossa solidariedade às famílias das vítimas. A Chapecoense despertou um sentimento que estava contagiando o Brasil, afetando positivamente aqueles que acompanham o futebol brasileiro. Mesmo quem não é de Chapecó torcia muito para o sucesso da equipe. Meu pesar a todas as vítimas dessa tragédia.
 

Gean Loureiro (PMDB)
É lamentável e inacreditável o que aconteceu. Muito mais que o time da Chapecoense, é o estado que fica de luto, com dirigentes, profissionais de imprensa, atletas, empresários, num momento de auge em que o time representava todo o estado e o país. Uma notícia que surpreende e entristece. Nosso apoio a todas as famílias dos envolvidos.

 

Ismael dos Santos (PSD)
Nunca estamos preparados para uma notícia dessas. A morte é como uma ave de rapina que rasgou os céus da Colômbia e levou nossos amigos da Chapecoense. É um momento de solidariedade, extremamente emotivo. Quero deixar nossa mensagem especial para esses determinados chapecoenses, que agora precisam superar essa tragédia. Deixar nossa palavra e nossa oração para que Deus ilumine e console as famílias e os amigos das vítimas.
 

Ricardo Guidi (PSD)
Um episódio lamentável com a Chapecoense, que tão bem representava nosso país na competição sul-americana. Acordamos com essa notícia triste, com a qual só podemos lamentar e orar pelas vítimas que estão sofrendo tanto neste momento.


 

Cleiton Salvaro (PSB)
Aos familiares e amigos de todos os envolvidos nessa tragédia, nossos sentimentos. Muita força e confiança em Deus. O caminho dos que se foram vai ficar marcado para sempre na nossa história, infelizmente de forma trágica. Nossas condolências a todos os envolvidos nessa fatalidade.


 

Dr. Vicente Caropreso (PSDB)
Uma tragédia para todos nós, diante de uma conquista que se aproximava e a superação do um povo de uma cidade do interior do estado que construiu um time de futebol querido por todos. Vai o meu abraço por essa perda irreparável para o esporte e para a comunidade catarinense.


 

Manoel Mota (PMDB)
É uma situação em que as palavras faltam. Estamos todos de luto. Santa Catarina perde um dos melhores times que teve em sua história, que hoje representa o país. Uma história linda, que orgulha Santa Catarina. Um time que poderia disputar qualquer competição. É lamentável, com profundo pesar que encaramos essa perda. A Chapecoense passa a ter um lugar no coração de todos nós.
 

Dirceu Dresch (PT)
Quero deixar a nossa mensagem de muito sentimento por esse clube, que estava no auge de sua trajetória esportiva. Esse momento é profundamente lamentável. O Oeste catarinense teve uma alegria muito grande e estamos de luto. Sentimos muito com as famílias, a torcida, a população do Oeste que apoia muito esse time. Com certeza, o Oeste chora muito hoje com esse time que já era motivo de orgulho para todo o Brasil.
 

Cesar Valduga (PCdoB)
É um momento muito difícil por essa tragédia que caiu sobre os ombros dos chapecoenses, principalmente por esse momento bonito que a Chapecoense vivia. Não caiu a ficha ainda, mas infelizmente aconteceu essa tragédia e agora é o momento de nos irmanarmos, prestar a nossa ajuda, a nossa solidariedade. É um momento de muita dor para todo o estado. Pais de família que levavam a alegria através do esporte e mostraram que Chapecó poderia ser um grande protagonista no esporte.
 

Mauricio Eskudlark (PR)
Estamos todos perplexos. É uma equipe que é o segundo time de todo brasileiro e conquistou a população catarinense. Morreram pessoas que formavam uma família que representa o Oeste catarinense, que representa Santa Catarina e o Brasil. Esperamos que todos tenham força para superar e manter viva a história da Chapecoense e do que ela representa para o futebol.


Rodrigo Minotto (PDT)
É lamentável o ocorrido no dia de hoje. Essa tristeza comove todos os catarinenses e o povo brasileiro. A nossa solidariedade a todas aquelas famílias que passam, infelizmente, por um momento muito difícil.




Mário Marcondes (PSDB)
É difícil até falar nessas horas. Agora temos que dar todo o apoio às pessoas, à cidade e ao clube que tanto nos orgulha. Nossos corações estão partidos, mas temos que encontrar forças para continuar e dar o suporte necessário para familiares e amigos das vítimas.



Narcizo Parisotto (PSC)
É muito difícil ver uma cidade abalada, um povo chorando. Que Deus ilumine, dê forças para as famílias enlutadas, para Chapecó, para o Brasil. É tão difícil, em que pese ser pastor por 45 anos, ter neste momento uma palavra que conforte. Assim como sinto, tenho certeza que milhares de chapecoenses, catarinenses estão sentindo a dor da separação. Eles certamente estão em um lugar que Deus preparou para cada um. Até porque havia uma ligação muito forte. Pelo menos dez deles faziam parte de nossa missão, alguns eram auxiliares na igreja. Que Deus esteja presente, console os que ficaram, conforte a família. Que tenha misericórdia, ilumine as esposas, os filhos, os pais para que possam olhar adiante. Claro que parece que falta um pedaço da gente, mas a vida continua.

Jean Kuhlmann (PSD)
Muito triste um momento desses, uma situação tão delicada, tão triste, ainda mais para uma equipe tão jovem que vinha dando orgulho para todos. Nós, deputados estaduais da bancada do PSD e das demais bancadas, estamos muito consternados com essa situação. O que podemos é apenas nos solidarizar com as famílias e os amigos e marcar os bons exemplos que essas pessoas deixaram para todos nós, não apenas como equipe esportiva, mas também como pais de família. Eles acreditaram no sonho, lutaram durante muito tempo e estavam chegando à possibilidade de realizá-lo. Cabe a eles esse legado, que estejam bem onde estão e nos deixem essa mensagem de positivismo, de esperança, de acreditar que a gente pode realizar os nossos sonhos e viver num mundo melhor.

Gabriel Ribeiro (PSD)
Quero deixar minha mensagem de solidariedade às famílias das vitimas, à população de Chapecó, de Santa Catarina e do Brasil. Estamos consternados e muito sentidos com o ocorrido. Não tem palavras que possam expressar a tristeza desse momento. Mas a superação sempre foi e sempre será o símbolo do time da Chapecoense. É por isso que nós temos certeza de que vamos vencer essa etapa, com a união de todos, muita fé em Deus e a Chapecoense ficará mais forte.

Voltar