Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2019 - 14h51min

Deputados instalam Frente Parlamentar em Defesa do Norte e Nordeste

Imprimir Enviar
Orildo Servegnini, presidente da Amplanorte, e deputados da Frente

A Assembleia Legislativa instalou nesta terça-feira (12) a Frente Parlamentar em Defesa do Norte e Nordeste Catarinense. Coordenada neste primeiro ano pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o grupo vai focar sua atuação nos problemas de três regiões. “O Planalto Norte, o Vale do Itapocu e a região da Amunesc, perto de Joinville, têm seus problemas graves, e vamos procurar, através de visitas in loco, focar, chamar a atenção e fazer com que isso chegue de maneira muito mais enfática a quem possa resolver, seja o governo federal, seja o governo estadual”, afirmou Caropreso.

De acordo com o coordenador da frente, a ideia é aumentar as chances de resolver os problemas. Para isso, o grupo deve somar forças com o Fórum Parlamentar Catarinense – que reúne as bancadas de Santa Catarina na Câmara dos Deputados e no Senado Federal – em busca de recursos. “Somos representantes eleitos dentro desta legislatura e vamos poder potencializar o grau de resolutividade, focando no trabalho e organizando esse trabalho.”

Na reunião de instalação, a tônica dos discursos foi a união dos parlamentares, independente de partidos, em torno das causas da região. Os deputados Fernando Krelling (MDB), Kennedy Nunes (PSD), Moacir Sopelsa (MDB), Ricardo Alba (PSL) e Valdir Cobalchini (MDB) destacaram a necessidade de investimentos em infraestrutura.

O prefeito de Major Vieira, Orildo Servegnini, presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), celebrou a criação da Frente Parlamentar numa legislatura em que a região está sem representantes na Assembleia e no Congresso Nacional. “Na política, todos nós sabemos que você vale o que você pesa, e nós temos o peso de nove deputados de diversos partidos que abraçaram as causas importantes para a nossa região.”

Servegnini disse esperar que a frente seja o ponto de partida para uma nova realidade na região. “Espero que desse ato saia aquilo que nós necessitamos, que eles estejam lá no dia a dia, uma vez por mês ou a cada seis meses para ver a nossa realidade, as nossas dificuldades e também ver o nosso potencial. Também queremos oferecer, não só pedir.”

Estreia debaterá o xisto
O presidente da Amplanorte propôs sediar a primeira reunião da Frente Parlamentar para discutir a questão da extração de xisto na região. “A população de Papanduva está em polvorosa, talvez pela falta de conhecimento ou porque o xisto vai trazer danos muito grandes à região de Papanduva e todo o Planalto Norte.”

A intenção é fazer uma audiência pública com técnicos, deputados e políticos. “Vamos debater com a sociedade da região para ver o que queremos com o xisto e outras questões essenciais ali, como as estradas, que estão todas esburacadas”, explicou Servegnini.

 

 

Voltar