Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2021 - 11h04min

Deputados falam sobre aplicação de recursos de emendas impositivas

Imprimir Enviar
Deputados destacaram concretização de demandas dos municípios graças à destinação de emendas impositivas
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A aplicação dos recursos destinados pelos parlamentares por meio de emendas impositivas ao orçamento do Estado foi assunto da sessão ordinária desta quinta-feira (7). Os deputados registraram a satisfação de ter as emendas impositivas pagas pelo governo e poder contribuir para a concretização de projetos importantes para os municípios.

O deputado Moacir Sopelsa (MDB) frisou o ineditismo desse momento. “Nunca tivemos essa oportunidade de ter as emendas impositivas pagas. Cada governo tem o seu planejamento e suas prioridades, os momentos são diferentes, mas é necessário fazer esse agradecimento”, disse. O deputado informou que na quarta-feira (6) o governo do Estado pagou R$ 9 milhões em emendas indicadas por ele para mais de 20 municípios, que vão aplicar os recursos em saúde, educação, infraestrutura e Apaes. “Isso faz muita diferença para um pequeno município que precisa comprar um equipamento”, exemplificou.

O deputado Rudinei Floriano (PSL) afirmou que “é preciso reconhecer a gestão quando ela realmente acerta”. Ele comemorou o anúncio governamental de R$ 60 milhões para a obra da Beira Rio em São José, com contrapartida do município. O deputado acrescentou que o trânsito em São José é muito conturbado e que o investimento nesse trecho vai desafogar a região. Na semana que vem, Floriano tem audiência com o governo do Estado para reivindicar melhores condições de infraestrutura para Joinville e a região Norte, a qual representa.

Polêmica
Rudinei Floriano agradeceu o apoio de seus pares à moção de autoria dele, votada em plenário na quarta-feira, em apelo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pela revogação da prisão preventiva de Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como caminhoneiro Zé Trovão. A moção foi rejeitada em plenário por maioria, mas recebeu oito votos favoráveis.

Sugestão
O deputado Mauricio Eskuklark (PL) relatou que visitou nesta semana a Escola Irene Romão, de Navegantes, para verificar quais são as necessidades da escola, que demanda investimentos. “Tivemos uma recepção calorosa na escola, cheia de ideias e trocas”, contou. Em conversa com os estudantes, o parlamentar recebeu a sugestão de que os hospitais e pronto-socorros deveriam dispor de um atendente que se comunique pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). “São coisas que a gente não pensa, mas as pessoas precisam conseguir se comunicar durante uma emergência”, refletiu Eskudlark. O parlamentar acrescentou que não haveria necessidade de uma contratação específica, bastaria qualificar profissionais que já atuam nas instituições.

Sobre as demandas da Escola Irene Romão, Eskudlark informou que apresentará ao secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, a necessidade de reforma do ginásio. A estrutura teve um problema de infiltração que acabou comprometendo todo o telhado.

Ligação asfáltica
A ligação asfáltica entre os municípios de Salete e Witmarsum, uma obra importante para a região do Alto Vale do Itajaí, está mais perto de se tornar realidade, de acordo com Mauricio Eskudlark. “Os municípios fizeram os projetos, já trouxeram, e agora a obra está em encaminhamento no governo do Estado”, disse o deputado, que destacou a agilidade e a união em torno do projeto.

Lisandrea Costa
Agência AL

Saiba Mais

Voltar