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26/11/2014 - 17h11min

Deputados destacam e reivindicam investimentos para o Planalto Norte

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Sessão ordinária desta quarta-feira (26). FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A construção, pela Celesc, de uma rede de transmissão de energia elétrica ligando Canoinhas a Papanduva, e a reivindicação de que o traçado da chamada Ferrovia do Frango, que ligará o Extremo Oeste ao Litoral, utilize a linha férrea já existente,que liga Joaçaba a São Francisco do Sul, foram os destaques da sessão desta quarta-feira (26) da Assembleia Legislativa.

“Fomos nós que levamos o problema à Celesc, nessa obra tem o dedo do deputado Antonio Aguiar”, discursou o representante de Canoinhas, explicando que organizou audiências públicas na região e acompanhou prefeitos e lideranças empresariais à Celesc para tratar da obra que será inaugurada nos próximos dias. “O Planalto Norte está começando pela infraestrutura de base”, argumentou Aguiar (PMDB), justificando que a energia elétrica é condição essencial para que novas empresas se estabeleçam na região.

Maurício Eskudlark (PSD) reivindicou a revitalização do trecho catarinense da EF-116 (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande), bem como do ramal ferroviário que liga Porto União ao porto de São Francisco do Sul. Segundo o deputado, a Ferrovia do Frango, a partir de Joaçaba, deveria continuar até o litoral pelo leito já existente da EF-116. Para a região do Alto Vale do Itajaí, que também reivindica o traçado da Ferrovia do Frango, Eskudlark defendeu que a prioridade é a duplicação BR-470. “São projetos que vão mudar a economia catarinense”, previu o parlamentar.

Bancada feminina
Os deputados aprovaram o Projeto de Resolução 5/14, que acrescenta os § 9º e 10 ao artigo 20 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que formaliza a criação da Bancada Feminina do Parlamento catarinense.

Buracos nas rodovias
Sargento Amauri Soares (PSOL) lamentou o “suplício dos moradores do Norte da Ilha” com a SC-401. “Abriu um buraco na altura do Ratones, uma craterinha que poderia ser ‘suturada’ com meia dúzia de baldes de asfalto, diminuindo a angústia de milhares de pessoas”, protestou Soares, acrescentando que o buraco fica a cerca de 250 metros de uma estrutura do Deinfra. 

Já a deputada Angela Albino (PCdoB) cobrou do Executivo o recapeamento asfáltico da SC-435, que liga a BR-282 a São Bonifácio-Gravatal, além de contenção de barreiras nessa rodovia.

CPI do MP
Sargento Soares destacou a decisão monocrática do desembargador Luiz Zanelato que autorizou a Construtora Becker a continuar a obra da futura sede do Ministério Público, todavia com recursos próprios. “O juiz decidiu em vários aspectos no caminho apontado pela CPI, de que a dispensa de licitação foi ilegal, que a empresa pode continuar a obra, mas sem contrato com o MP, com dinheiro dela, não com dinheiro público”, esclareceu Soares.

Ponte Hercílio Luz
Soares noticiou que a empresa TDB Produtos e Serviços abandonou a obra emergencial da ponte Hercílio Luz. “Abandonaram a obra para manter a ponte em pé até que o governo faça uma licitação internacional, a ponte está fechada há mais de 30 anos, milhões foram gastos ali, uma galinha de ovos de ouro”, criticou Sargento Soares.

Disparidades reduzidas
Padre Pedro Baldissera (PT) comemorou a constatação pelo Pnud, Ipea e Fundação João Pinheiro de que houve uma redução das disparidades entre o menor e o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país. O representante de Guaraciaba citou o caso das regiões metropolitanas de Manaus e São Paulo. “Entre 2000 e 2010 o IDH de São Paulo avançou 11%, atingindo 0,794, enquanto Manaus avançou 23%, saindo de 0,585, considerado baixo, para 0,720, um IDH alto”, exemplificou.

Univille
Silvio Dreveck (PP) repercutiu a homenagem que o Parlamento prestou à Univille na noite desta terça-feira (25), com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense. “Têm campi em Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, são mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação”, informou Dreveck, acrescentando que estudou na Univille entre os anos 1985 e 1988, além de ter cursado uma pós-graduação oferecida por essa universidade.

“A Univille foi de vital importância para o município, muitos jovens que se deslocavam para Mafra, Joinville, Blumenau, Curitiba e Florianópolis começaram a estudar em São Bento do Sul e o conhecimento fez com que aumentasse a produtividade da indústria local”, ponderou Dreveck, que agradeceu o esforço dos professores, administradores e colaboradores da Univille.

Água contaminada
Serafim Venzon (PSDB) denunciou que a água captada pela maioria dos municípios catarinenses está contaminada com defensivos agrícolas. “Os produtores rurais usam inseticidas, produtos que alteram as células e são extremamente venenosos para a saúde. Todas as águas que tomamos, recolhidas de grandes rios, vão desaguar em um câncer, uma leucemia”, lamentou Venzon, que garantiu que os defensivos não são eliminados da água no processo de purificação.

Caminhoneiros
Manoel Mota (PMDB) lembrou na tribuna que o “PIB do brasil é carregado de sul a norte, de leste a oeste, pelo transporte de carga, pelos caminhoneiros”. Para Mota, o país possui uma dívida muito grande com as rodovias, invariavelmente mal cuidadas. “O caminhoneiro é o homem que mais trabalha neste país, viaja 12 horas por dia, 16 horas, às vezes 18 horas, assim é a vida do caminhoneiro”, explicou Mota.

O representante de Araranguá criticou a alteração da jornada de trabalho dos caminhoneiros sem a consequente adaptação das estradas para possibilitar que os motoristas parem para o descanso obrigatório. “Este é o país que vivemos, só podem trabalhar oito horas por dia, mas esqueceram dos locais para os caminhões parar, tudo sem planejamento”, ponderou Mota.

Para o parlamentar, a falta der planejamento também é visível na execução das obras da BR-101. “Será que não sabiam que tinha o Morro dos Cavalos?”, questionou Mota, acrescentando que no caso do Morro do Formigão, o túnel está pronto, mas a ponte sobre o rio Tubarão ainda não. “Agora que dinamitaram a ponte velha para fazer a nova, é muita falta de planejamento, ou então é feito de propósito”, insinuou Mota.

Nova equipe econômica
Ismael dos Santos (PSD) comentou a escolha de Joaquim Levy para ocupar o Ministério da Fazenda. “Parece ser o fim do acesso geral ao crédito, da gastança desordenada e o início de uma política mais rigorosa nas contas públicas, uma certa ortodoxia econômica”, ironizou Ismael, destacando que a presidente Dilma Rousseff dá sinais de que é preciso cumprir a meta fiscal e a meta de inflação, além de manter o câmbio flutuante. “Dar credibilidade e transparência à economia brasileira é uma tarefa hercúlea”, diagnosticou Ismael.

Para o parlamentar, Levy representa o fim da nova matriz econômica do governo petista, com expansão fiscal e câmbio valorizado. “A presidente resolveu mudar, mesmo contrariando setores importante do PT, tornando viável a política fiscal de 2015”, completou.

Radares da malandragem
Edison Andrino (PMDB) criticou duramente o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) pelo pouco critério adotado na instalação de radares fixos ao longo da BR-282. Andrino sugeriu que a Comissão de Transportes da Casa convide o Dnit para esclarecer o assunto. “Se for um sistema semelhante ao implantado em Florianópolis e as empresas recebem um percentual por multas, tem malandragem”, afirmou Andrino.

Para o representante de Florianópolis, os radares foram colocados em pontos estratégicos para arrecadar recursos. “Colocaram as câmeras em lugares para enriquecer essas empresas”, desabafou, exemplificando que entre Palhoça e Águas Mornas existem mais de dez radares. “Um depois do outro, unicamente para arrecadar”, resumiu.

Dia 26 de novembro na história catarinense
1972 – Morreu, em Florianópolis, o ex-deputado estadual José Boabaid, de Palhoça, que, em 1949, como presidente da Assembleia Legislativa, substituiu, interinamente, Aderbal Ramos da Silva no governo do estado.

Vítor Santos
Agência AL

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