Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2024 - 16h47min

Ações de neonazistas e desperdício de dinheiro na saúde repercutem em Sessão

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Integrante da bancada do PL destacou a ação de grupos neonazistas no recrutamento de crianças e adolescentes para cometimento de chacinas, enquanto membro do PT criticou o desperdício de recursos públicos da saúde na sessão de terça-feira (27) da Alesc.

Maurício Peixer repercutiu o aviso do FBI à Polícia Civil de Santa Catarina de que uma adolescente de 12 anos, residente em Bombinhas, conversava com neonazistas de outros países pela internet e planejava um ataque à escola daquele município.

“Graças a Deus foi avisado. Por que isso acontece? São os valores modificados, não são famílias estruturadas, com os filhos obedecendo os seus pais. Tem de acompanhar o que está vendo na Internet, com quem está conversando, no caso estava conversando com neonazistas, que botaram na cabeça para matar”, disparou Peixer.

Já Fabiano da Luz (PT) pediu a revisão do protocolo de responsabilidade dos municípios no caso de internação dos seus munícipes em hospitais regionais.

“Um paciente quando é internado no Hospital Regional de Chapecó e tem de fazer algum exame fora do hospital é o município que tem de deslocar uma ambulância para transportar o paciente. Estão a 150 km do hospital regional e as clínicas ficam no entorno, mas tem de deslocar um carro 150 km para levar um paciente a 500 metros do hospital e voltar mais 150 km até a origem”, relatou Fabiano.

O deputado pediu aos colegas para avançar na discussão do assunto e sugeriu a destinação de dinheiro das emendas impositivas para os hospitais regionais adquirirem e custearem ambulâncias para o deslocamento de pacientes para exames.

Bancada do Oeste
Luciane Carminatti (PT) contou na tribuna que foi escolhida para coordenar a Bancada do Oeste, grupo que agrega os parlamentares votados no Oeste para a defesa dos interesses da região.

A deputada confirmou que a agenda não mudará e que os deputados continuarão a buscar solução para o Hospital Regional de Chapecó, definindo os rumos da gestão; também continuará a cobrança e a fiscalização das obras rodoviárias, com destaque para SC-283.

Carminatti também citou a implantação de rede trifásica e de internet no meio rural, bem como o aumento dos voos que partem e chegam ao aeroporto de Chapecó.

“O grande desafio será garantir a visibilidade da bancada”, reconheceu Carminatti, que homenageou os ex-coordenadores: ex-deputada Marlene Fengler (PSD), Mauricio Eskudlark (PL), Fabiano da Luz (PT) e Marcos Vieira (PSDB).

Saúde no Meio Oeste
Jana Guedes (PDT) cobrou do governo do estado ações na área da saúde no Meio Oeste, com destaque para a abertura de uma UTI Neonatal e Pediátrica e a liberação de cirurgias de coluna.

“Percorri alguns municípios como Tangará, Videira, Arroio Trinta, Ibiam, Salto Veloso, Caçador e tem problema com as cirurgias de alta complexidade de coluna: a fila parou”, revelou Jana Guedes.

Ato na Paulista
Maurício Peixer (PL) relatou na tribuna a sua participação no ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-presidente é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por causa dos atos de 8 de janeiro e por suposta tentativa de golpe de Estado.

“Fui lá e fiquei emocionado de ver aquela imensidão de pessoas, vi gente de Jaraguá, de Guaramirim, de Joinville, muita gente de Florianópolis, muita gente de toda Santa Catarina”, revelou o deputado, que destacou o pedido de anistia aos que participaram do ato.

Rio do Braço
Daniel Cândido (Podemos) defendeu que os deputados autorizem uma consulta popular na comunidade de Rio do Braço, atualmente pertencente a Nova Trento, para verificar se a comunidade deseja voltar a fazer parte de São João Batista.

“A coleta de lixo, as matrículas imobiliárias, a iluminação pública, todos os serviços são prestados por São João Batista. Vamos ouvir a comunidade, vamos ver a história do povo, vamos deixar a comunidade decidir se pertence a Nova Trento ou a São João Batista. Bastam dois terços dos deputados”, ponderou Daniel, que se despediu dos colegas depois de 30 dias no exercício do mandato.

Emerson Stein (MDB), Paulinha (Podemos), Pepê Collaço (PP) e Lucas Neves (Podemos) elogiaram a atuação de Daniel na defesa das causas do Vale do Rio Tijucas.

Alimentos da agricultura familiar
Neodi Saretta (PT) lamentou que apenas 129 dos 295 municípios catarinenses aceitaram participar do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do governo federal.

“Uma pena que muitos municípios perderam a oportunidade, uma vez que são recursos que vêm para melhorar a qualidade de vida. O programa é importante para o agricultor vender diretamente sua produção, é uma ferramenta poderosa para fortalecer a agricultura local”, avaliou Saretta.

Colheita da maçã
Lucas Neves destacou na tribuna a abertura da colheita da maçã em São Joaquim

“No final de semana que passou aconteceu a abertura da colheita da maçã em São Joaquim, lá temos a melhor maçã do mundo, a Fuji, que recebeu indicação de origem na região de São Joaquim”, afirmou Lucas, referindo-se à variedade originária do Japão e que foi trazida para São Joaquim pelos imigrantes japoneses que lá se fixaram em pequenas propriedades.

“A maçã produzida em Santa Catarina representa a metade da produção nacional, só na região de São Joaquim são 2,6 mil produtores em 14 mil hectares”, informou Lucas, que reivindicou a pavimentação dos acessos ao interior do município.

Violência que poderia ser evitada
Lunelli (MDB) lamentou o estupro de uma mulher ocorrido em 19 de fevereiro, em Jaraguá do Sul.

“Um covarde cometeu o crime, mas a vítima, graças a Deus e com a ajuda do marido e da Polícia Militar, está viva. O autor foi preso um dia depois do crime, mas se a nossa Justiça funcionasse, o crime sequer teria acontecido. Tinha sido preso em janeiro por roubo, tinha assaltado uma motorista de aplicativo, só que o Judiciário entendeu que não representava perigo e semanas depois ordenou sua soltura”, relatou Lunelli.

O deputado defendeu a reforma do Judiciário, além de leis mais severas e o aumento do efetivo policial.

Quilometragem real
Matheus Cadorin (Novo) noticiou o protocolo de projeto de lei para incluir no registro veicular por ocasião da transferência a quilometragem exibida no hodômetro do veículo. O objetivo, segundo explicou Cadorin, é impedir a prática da diminuição da quilometragem. 

 

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar