Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2018 - 12h44min

Possível queda na produção de alimentos em SC preocupa deputados

Imprimir Enviar

O deputado Neodi Saretta (PT) foi à tribuna durante a sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (26) para cobrar do governo federal providências urgentes com relação a suspensão, pela União Europeia, das compras de carnes de frango provenientes do Brasil.

O embargo atinge a produção de 20 frigoríficos, sendo três deles em Santa Catarina, nos municípios de Chapecó, Capinzal e Concórdia, colocando em perigo a fonte de renda de milhares de famílias e a economia do estado. “Esta suspensão foi mais pautada em questões políticas do que sanitárias, por isto faço um apelo ao governo brasileiro para aja com força e rapidez, para que os prejuízos não se acumulem.”

O deputado Natalino Lázare (PODE), por sua vez, observou que, aliado a queda nas exportações, a alta no preço do milho também surge como fato agravante para o setor da carne no estado. A situação, disse, atinge principalmente os pequenos criadores de aves e suínos, que atualmente pagam R$ 40 a saca do insumo, inviabilizando seus negócios.

De acordo com o parlamentar, a situação é ocasionada pelo desequilíbrio existente entre os produtores e consumidores do grão no estado, que precisa buscar em outros estados e países as 3 milhões de toneladas adicionais de que necessita.

RÁDIO AL: Ouça os pronunciamentos dos deputados na sessão desta quinta-feira (26)

Neste sentido, ele reivindicou a criação de uma política pública no estado que regule a questão da oferta e da procura do produto no estado. “Se não acertarmos essa conta, vamos sempre ter prejuízos. Por isso quero fazer um apelo a essa Casa, junto com o governo do Estado e todos os segmentos envolvidos, para que possamos encontrar uma política, uma diretriz definida para o setor."

Dia do Trabalho
Também durante a sessão, Rodrigo Minotto (PDT) destacou a passagem, na próxima terça-feira, 1º de maio, do Dia do Trabalho. A data, criada para valorizar as conquistas dos trabalhadores e que atualmente é celebrado por diversos países, também é um momento para apresentar as demandas da categoria. "Quero aqui parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras catarinenses e partilhar de todas as suas lutas e reivindicações. Vamos, nós juntos, lutar pela criação de novos empregos e oportunidades para todos."

Dia Mundial do Livro
Já Ismael dos Santos (PSD) citou as comemorações em torno do Dia Mundial do Livro, no último dia 23, para ressaltar a importância dos meios impressos para o aprimoramento do letramento e aquisição de conhecimentos.

Na oportunidade, ele também falou sobre as palestras que realizou recentemente em escolas dos municípios de Santa Cecília e Criciúma. "Foi um prazer estar nessas duas escolas levando essas mensagens de cultura, algo que faz também parte do nosso trabalho aqui no Legislativo."

Indicação de origem para a banana
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) defendeu a concessão de um selo de indicação de origem para a banana produzida em Corupá e região.

Segundo o parlamentar, a fruta lá produzida é considerada uma das melhores do país  pelo seu alto teor de açúcar, que resulta das próprias especificidades do terreno e do clima locais.

Já estivemos na Secretaria da Agricultura para tratar do tema e também acompanharei este processo em Brasília, pois acredito que esta diferenciação trará um empoderamento do produtor e da agricultura familiar, agregando também valor ao produto e inserindo-o como atrativo turístico.”

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar