Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2019 - 12h19min

Deputados comemoram boas notícias para a educação

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti

Na sessão ordinária desta quinta-feira (6) da Assembleia Legislativa, a deputada Luciane Carminatti (PT) comemorou duas boas notícias para a educação – uma, envolvendo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a outra, sobre o 1º Encontro Nacional de Presidentes e Vice-presidentes de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas, nesta sexta-feira (7), das 8h às 18h, no Plenarinho.

Segundo Carminatti, a emenda de autoria da parlamentar que protege os recursos da Udesc dos cortes propostos pelo Executivo foi acatada pelo relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Comissão de Finanças, deputado Marcos Vieira (PSDB). “Trata-se, portanto, da demonstração de que este parlamento está sensível ao movimento que temos feito em defesa dos recursos da nossa única universidade estadual”, afirmou.

A outra notícia foi a boa adesão dos presidentes e vice-presidentes das comissões de Educação dos parlamentos estaduais ao encontro que a Assembleia catarinense promove nesta sexta-feira. Segundo Carminatti, já são 23 estados confirmados, com deputados de 15 partidos. “Vamos montar esse mosaico das particularidades de cada região para construir a melhor proposta de Estado, não de governo”, disse. “É a nossa resposta ao clamor de milhões de brasileiros que têm ido às ruas para protestar contra retrocessos; é a nossa resposta à falta de foco da gestão mais atrapalhada que já tivemos à frente do MEC”, completou a deputada, que agradeceu ao presidente da casa, deputado Julio Garcia (PSD), pelo apoio.

“O apoio dado pela Casa nada mais é do que nosso dever na construção de pautas positivas, neste caso, liderada pela deputada”, respondeu o presidente.

Contorno viário
O deputado João Amin (PP) foi à tribuna criticar os constantes atrasos nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Santa Catarina está sendo enrolada pela ANTT e pela Autopista em vários governos”, avaliou o deputado.

Amin registrou sua indignação com o ocorrido na última reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes). Convidado para apresentar o novo cronograma da obra, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, não trouxe novidades.

O assunto volta à tona nos dias 17 e 18 de junho, quando o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vem ao Estado para falar das BRs 470 e 282 e do contorno. “Se não vier com cronograma oficial, sem site para acessar a obra e cobrar, nem venha a Santa Catarina. Se não tiver novidade, vai continuar enrolação e igualar Temer, Dilma e Lula”, avisou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Nazareno Martins (PSB) parabenizou João Amin pelas palavras. “É uma vergonha, uma enganação. Nós estamos sem prestígio. Estão brincando com o povo do Estado, da Grande Florianópolis.”

A deputada Marlene Fengler (PSD) também fez coro às críticas de Amin. “Se vier para não trazer nada de novo, apresentar o mesmo cronograma ou um que não seja viável, nem venha.”

Aniversário de Curitibanos
Nilso Berlanda (PL) fez um pronunciamento sobre o aniversário de 150 anos de Curitibanos, que serão comemorados na próxima terça-feira, 11 de junho, e listou diversos aspectos positivos que, na visão dele, credenciam o município a receber investimentos. Entre estas características, a posição geográfica. “Curitibanos fica no centro de Santa Catarina, a 350 quilômetros do Extremo-Oeste e 300 do Litoral e Sul do Estado. Logisticamente, qualquer empresa deve olhar a cidade como um dos municípios que têm incentivo e facilidade de deslocamento de qualquer produto”, disse o deputado.

Berlanda, morador da cidade, lembrou que Curitibanos é conhecida como Capital Nacional do Alho e também tem grande produção de pera, além da madeira para exportação de MDF e MDP, matérias-primas para móveis que abastecem o Brasil e renderam R$ 1,2 bilhão de faturamento em 2018 a uma empresa do município.

Segundo o deputado, a principal preocupação relaciona-se ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é de 0,72, considerado baixo. “Mas , como dizia o saudoso Luiz Henrique da Silveira, Curitibanos ‘ainda vai ser grande’”, ressaltou. “Orgulho de fazer parte desta cidade, que tem este povo trabalhador.”

Berlanda ainda convidou os parlamentares para a sessão solene da Assembleia Legislativa alusiva ao aniversário, marcada para o dia 14 de junho. Ele citou os ex-prefeitos Helio Ortiz, Vilmar Ortigari, Lauro Costa, Generino Fontana, Onofre Agostini – que também foi deputado estadual e presidiu a Assembleia –, Ulisses Gaboardi Filho, Armando Costa, Mariluce Costa e Vanderlei Teodoro Agostini, além do atual, José Antonio Guidi.

Em aparte, o deputado Maurício Eskudlark (PL) parabenizou Curitibanos e elogiou Berlanda pelo trabalho. “Curitibanos voltou a ter importante representação na Assembleia. Um deputado que briga pela região. Berlanda continua orgulhando o município.”

Para finalizar seu pronunciamento, Berlanda registrou a visita que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, fará a Chapecó para conhecer o projeto de ressocialização de presos. “Quem sabe ele possa ir até São Cristóvão do Sul, para conhecer este trabalho na penitenciária.”

Polícia Ambiental
O deputado Ivan Naatz (PV) lembrou os 30 anos da Polícia Militar Ambiental e homenageou o coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, ex-comandante da corporação, que foi recentemente para a reserva remunerada da PM, sendo substituído pelo também coronel Marcelo Pontes. “Acompanhei, como ativista ambiental o trabalho do coronel Adilson, um sujeito extremamente comprometido e profissional. E assume o coronel Pontes, também capacitado e comprometido. A Ambiental continua em boas mãos”, avaliou Naatz, que elogiou o comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, e o subcomandante, coronel Cláudio Roberto Koglin, pela escolha de Pontes para comandar a Ambiental.

Em aparte, o deputado Coronel Mocellin (PSL) reforçou as palavras de Ivan Naatz. “Conheço o coronel Adilson há muitos anos, desde o batalhão de Joinville. Ele é reconhecido pelo profissionalismo e conhecimento de causa na questão ambiental.”

Infraestrutura
Em seu pronunciamento, Ivan Naatz comemorou a garantia de R$ 2,4 milhões para recuperação de um trecho da SC-108 em Guaramirim atingido por um deslizamento. “O secretário da Defesa Civil, coronel João Batista, correu atrás, se dedicou. Estamos todos felizes. Agora é acompanhar e fazer papel de fiscalizador”, disse Naatz. Ele também parabenizou o governador Carlos Moisés (PSL) por sua “sensibilidade de entender que a obra era prioridade.”

Naatz também citou o trecho da SC-108 em Blumenau e a reunião que vai tratar das obras na cidade. “Estou confiante que o governo dê continuidade às obras da 108 e da Via Expressa em Blumenau. A Frente Parlamentar presidida pelo deputado Ricardo Alba (PSL) está empenhada por esta obra, que não tem bandeira política.”

Constituição ameaçada
Por fim, Naatz alertou para ataques que a Constituição de 1988 vem sofrendo. “Os direitos estão em risco e o coletivo está em silêncio”, ressaltou o deputado.

 

 

Voltar