Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2014 - 13h19min

Deputados cobram desassoreamento dos rios catarinenses

Imprimir Enviar

As cheias que atingiram o estado na última semana voltaram a ser destaque na sessão plenária da manhã desta quinta-feira (12), a 60ª deste ano. Em seus pronunciamentos, os deputados fizeram um relato da situação de diversos municípios atingidos e cobraram do governo do Estado ações de caráter preventivo, como o desassoreamento de rios.

Darci de Matos (PSD) citou as regiões do Planalto Norte e do Vale do Itapocu, onde cidades como Guaramirim tiveram 70% de suas áreas urbana e rural alagadas, algo que, segundo o deputado, não acontecia há 40 anos. "Mais uma vez temos que chamar a atenção das autoridades estaduais e federais, e buscar tecnologia de ponta e estrutura física para prevenir novas enchentes."

Somente nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul e Guaramirim, afirmou o deputado Carlos Chiodini (PMDB), as águas desalojaram cerca de 90 mil pessoas, ocasionando ainda graves prejuízos ao setor produtivo. "O momento é triste e preocupante. Estamos mobilizando pessoas e equipamentos para auxiliar estas cidades, que aos poucos voltam as suas rotinas."

Já o deputado Gilmar Knaesel (PSDB) chamou a atenção para a situação dos municípios do Médio Vale do Itajaí, sobretudo Timbó, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, onde as cheias teriam atingido até mesmo os locais antes livres de inundações. O fato, disse, está ligado à falta de cuidados com os cursos d’água que cortam a região. "Uma ação que acho necessária e urgente é o desassoreamento de nossos rios e riachos, que ao longo dos anos perderam em muitos pontos a antiga profundidade. Convido os demais parlamentares a iniciar a defesa desta ação."

Copa do Mundo
Outro assunto que voltou a ser destaque na tribuna foi a Copa do Mundo de Futebol, que inicia nesta quinta-feira, às 17 horas, com a partida entre Brasil e Croácia. Em suas falas, os deputados ressaltaram o alcance do evento e a necessidade de que não seja prejudicado por aspectos político-ideológicos.

Um dos deputados mais enfáticos, Eni Voltolini (PP) declarou-se angustiado com o clima do brasileiro às vésperas do início do torneio. “O que está acontecendo, que neste ano perdemos a vontade de nos apresentarmos como brasileiros e nos orgulharmos com isso? Perdemos o respeito, o gosto com o nosso país.” Para o parlamentar, o clima não está relacionado com a seleção ou com o sentimento que a população tem pelo país,  mas à conjuntura política e à proximidade das eleições. “É nosso país que está em jogo, o país em que vivemos. Se ainda não está ainda do jeito que queremos, não devemos ficar fazendo críticas gratuitas ou escondendo nossa brasilidade, mas brigar para que fique cada vez melhor.”

Ainda que as manifestações sejam legítimas e parte do processo democrático, a Copa, acrescentaram os deputados Darci de Matos (PSD) e Sargento Amauri Soares (PSOL), deve ser vista como um momento de comemoração e uma oportunidade para transmitir mensagens positivas do país. “As manifestações são bem-vindas, desde que não sejam violentas. Precisamos passar uma imagem boa do Brasil, de um país irreverente, alegre, organizado e de sucesso”, disse Darci. “Vamos torcer para que tudo dê certo, que sejamos campeões mais uma vez, e para que pessoas que nos visitem voltem para seus países e digam que esse é um país gigante, de pessoas capazes, que podem se organizar”, frisou Amauri Soares.

Neodi Saretta (PT), por sua vez, afirmou que a Copa do Mundo no Brasil apresentará alguns diferenciais em relação às edições anteriores, constituindo-se em um novo conceito de evento esportivo. Entre eles, disse, o projeto Andar de Novo, no qual um paraplégico, com a ajuda de um exo-esqueleto, dará o chute inicial da disputa; a distribuição de 48 mil ingressos gratuitos a estudantes de escolas públicas e indígenas; e a construção dos 12 estádios-sede com preocupações ambientais. “Esses dados são importantes porque queremos que a Copa tenha esse diferencial e os brasileiros que torcem para que esse país vá bem também transmitem este sentimento à área esportiva."

Ações em saúde
Neodi Saretta também utilizou seu tempo na tribuna para realizar uma série de comunicados ligados à saúde. O primeiro deles, de que solicitou junto ao Ministério da Saúde a revogação da Portaria nº 1253, que restringe a realização por mulheres de 40 anos do exame de mamografia bilateral, conforme prevê a  Lei nº 11664/2008.  Ele também destacou a reativação pela Secretaria de Estado da Saúde, do sistema de remarcação de consultas e a passagem dos dez anos de criação do programa Brasil Sorridente, do governo federal, que oferece tratamento dentário gratuito à população.

Mosquito maruim
Em seu pronunciamento, Darci de Matos cobrou do Executivo estadual ações no sentido de combater o mosquito maruim, variedade que tem se proliferado na região Norte do estado. “Apresentei uma indicação pra que governo do Estado tome medidas urgentes para que, por meio da Epagri, sejam feitas as pesquisas necessárias para identificar um produto para combater esse mosquito, que vem provocando alergias, doenças e uma série de transtornos à população local.”

Reunião da UPM na Bolívia
Kennedy Nunes (PSD) fez um relato da participação, entre 30 de maio e 2 de junho, de reunião do bloco brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM) realizado nas cidades bolivianas de La Paz e Santa Cruz de La Sierra, na qual foi debatida a situação dos cerca de 27 mil brasileiros que estudam no país andino.

Entre tos temas tratados, disse, constavam a desburocratização dos vistos de permanência e questões relacionadas a exames de grado, certificações profissionais e unificações de cargas horárias dos cursos. "Obtemos resultados positivos para dar qualidade e segurança aos alunos que não tiveram suas oportunidades no Brasil e foram à Bolívia em busca de conhecimento e formação."

Obras viárias para Criciúma
Valmir Comin (PP) comentou a participação em audiência pública promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano na última segunda-feira (9), em Criciúma, para debater a construção do contorno viário e da Via Rápida no município. "Foi uma audiência muito concorrida, com cerca de 50 presidentes de organizações de bairro, demonstrando que realmente há uma interação da sociedade e uma premência urgente para que essas obras saiam logo do papel."

Incentivos para a indústria
Silvio Dreveck (PP) declarou-se preocupado com a tendência de desaceleração da economia brasileira. Segundo o parlamentar, a desoneração fiscal aplicada ao consumo de produtos, principalmente automóveis e eletrodomésticos, não foi suficiente para reverter a piora nos índices econômicos brasileiros. Ele clamou à população para que reflita sobre as propostas apresentadas pelos postulantes aos cargos executivos na próxima eleição de outubro, sobretudo as que estejam relacionadas à diminuição do chamado “Custo Brasil”. “Foi esquecida a contrapartida para o setor industrial, para a qual falta uma política de longo prazo. Devemos prestar atenção nas mensagens e propostas para colocar o país em um cenário diferente.”

Investimentos em segurança pública
Mauricio Eskudlark (PSD) fez uma análise das ações implementadas pelo governo do Estado para a segurança pública e rebateu as acusações de que o aumento da criminalidade nas cidades catarinenses esteja relacionado à falta de efetivos policiais. Somente nos últimos anos, disse, foram contratados 2,5 mil novos profissionais para a Polícia Militar e nomeação de outros 512 para a Polícia Civil. "O grande entrave para a melhoria da segurança não é a falta de efetivos, mas a impunidade e a legislação brandas. Infelizmente enxugamos o chão com a torneira aberta", disse.

Alexandre Back
Agência AL

Saiba Mais

Voltar