Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2015 - 13h06min

Deputado açoriano promove aproximação entre Santa Catarina e o arquipélago português

Imprimir Enviar
FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Em visita ao Palácio Barriga Verde na manhã desta quarta-feira (29), o deputado José Andrade, da Assembleia Legislativa dos Açores, destacou os laços culturais e históricos existentes entre Santa Catarina e o arquipélago português. Recepcionado pelo deputado Manoel Mota (PMDB), Andrade defendeu a intensificação das relações entre a região autônoma portuguesa e o estado catarinense.

“As assembleias legislativas, sendo as entidades mais representativas da população, têm a obrigação de tomar a dianteira e intensificar o relacionamento entre os dois países”, disse Andrade.

Há 40 anos, disse o parlamentar português, as nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores, com 250 mil habitantes, possuem status constitucional diferenciado, o que lhes confere autonomia administrativa e financeira em relação ao restante do país lusitano. “Açores tem um perfil econômico composto principalmente pelos setores agrícola, leiteiro e também turístico. Creio que podemos dinamizar muito nossas relações com Santa Catarina, com quem possuímos tantos pontos em comum.”

Para Mota, a vinda de Andrade oferece novas oportunidades para a divulgação de Santa Catarina no espaço europeu . “Com apenas 1% do território nacional, somos responsáveis por 5% da produção brasileira e contamos com uma economia equilibrada, algo que deve ser ressaltado neste difícil momento pelo qual passa o país.”

Herança açoriana
Com 14 livros publicados sobre a história açoriana, a vinda de Andrade ao país também está relacionada à criação de uma nova obra, voltada ao estudo da dispersão do povo açoriano. Juntamente com Estados Unidos, Canadá e Uruguai, o Brasil é um dos países que mais receberam imigrantes açorianos, possuindo cinco das 14 Casas de Açores [entidades dedicadas à preservação da cultura açoriana] existentes no mundo. As unidades brasileiras estão localizadas nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. “Há aqui uma cumplicidade que nos apraz e que gostaríamos de nutrir e manter”, disse.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar