Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2019 - 13h41min

Coordenador do mestrado da UnC visita Comissão de Educação

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebeu, nesta terça-feira (16), a visita do coordenador do programa de mestrado da Universidade do Contestado (UnC), Alexandre Assis Tomporoski. O coordenador falou das condições socioeconômicas e educacionais dos municípios da região do Contestado e como a instituição, em parceria com a Alesc, pode ajudar “a fazer a ponte” entre o poder público e a população da área de abrangência da UnC.

“O que nós viemos fazer foi colocar a instituição à disposição, porque muitas vezes os deputados e os poderes públicos estão aqui mas não têm uma conexão direta com o público que está lá nas regiões mais carentes. E eu entendo que a Universidade do Contestado consegue fazer muito bem esta ponte”, afirmou Tomporoski.

O coordenador aproveitou para pedir apoio financeiro aos deputados. A UnC aposta nas bolsas de estudo como forma de impulsionar o desenvolvimento local. “Sem dúvida alguma é um caminho fundamental para melhorar as condições socioeconômicas e educacionais daquela região”, disse. Na avaliação de Tomporoski, o risco de cortes na concessão de bolsas baseadas no artigo 170 pode levar a uma perda de até 20% dos alunos atendidos pela UnC.

O programa de pós-graduação – que já contempla um mestrado em desenvolvimento regional – agora está na luta pela aprovação do doutorado. A proposta será enviada à Capes até o dia 8 de agosto e, se tudo sair como planejado pela UnC, o doutorado já será oferecido a partir de 2020.

Participação positiva
A presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), considerou positiva a participação do coordenador. “Acho que o papel do professor representa a reafirmação da defesa da educação, defesa das instituições comunitárias e, mais do que isso, é fortalecer o curso para que de fato ele comece e continue e traga resultados para o desenvolvimento da região."

De acordo com a deputada, o pronunciamento do coordenador serviu para chamar a atenção para os indicadores “bastante tristes do ponto de vista econômico, de desenvolvimento regional, de geração de renda, de emprego, de acesso à educação básica e superior”, demonstrando que nem todas as regiões catarinenses têm IDH alto. Também mostrou “que a universidade não está apenas olhando, constatando, mas está agindo sobre essa realidade”.

Projetos aprovados
Na reunião, o colegiado aprovou parecer favorável do deputado Fernando Krelling (MDB) ao projeto de lei 268/2018, de autoria do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB). O PL inclui no calendário oficial de eventos de Santa Catarina a Festa da Tainha do município de Balneário Rincão. A festa é realizada anualmente no mês de junho.

A comissão também aprovou parecer favorável do deputado Valdir Cobalchini (MDB) ao PL 44/2019, de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL). O PL altera a Lei 14.949/2009 e obriga alunos de até 18 anos de idade a apresentar a caderneta de vacinação atualizada quando da matrícula na rede pública estadual ou privada de ensino. Alunos com atestado médico que comprove a contraindicação da vacina estarão dispensados da apresentação. O PL prevê que a matrícula não poderá ser negada a quem não tiver a caderneta, mas se no prazo de 30 dias o documento não for apresentado, o Conselho Tutelar deverá ser comunicado.

Voltar