Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/07/2014 - 17h42min

Cônsul israelense visita Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar

Em meio ao pior confronto entre israelenses e palestinos nos últimos seis anos, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu, na tarde desta segunda-feira (21), o cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea. 

Barnea, que assumiu o consulado em julho do ano passado, veio conhecer o estado e firmar acordos de intercambio e cooperação entre Santa Catarina e Israel. “A Idea principal é compartilhar com nossos interlocutores alguns temas da realidade israelense. Estamos passando por momentos complicados, mas queremos ver quais temas, segmentos, podemos compartilhar para reforçar a cooperação entre Israel e o Brasil”.

Foi aventada a possibilidade de uma missão catarinense em Israel entre os meses de março e abril de 2015. “Seria interessante intercambiar, por exemplo, visitas de catarinenses a Israel e de israelenses ao Brasil que poderiam conhecer melhor a realidade catarinense e, dessa maneira, trabalhar em conjunto para o bem desses dois países”, avaliou o cônsul.

O presidente da Assembleia, que recebeu no início do ano a visita do embaixador de Israel, Yossef Nahmias, já havia iniciado uma conversa estabelecendo agenda para o próximo ano. “Israel tem uma experiência extraordinária em centros de tecnologia e inovação. Projeto que estamos empreendendo em Santa Catarina, com a construção de centros tecnológicos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em várias cidades do estado. Penso que devemos trocar essas experiências para que possamos implementar conhecimento deles nos nossos centros, além de outras parcerias que poderão ser desencadeadas a partir desta visita do cônsul ao nosso estado”.

Sobre o conflito
O assunto dos ataques e da luta do grupo militante islâmico palestino Hamas para romper o cerco econômico de Israel sobre a Faixa de Gaza foi debatido durante a visita. Segundo Barnea, os povos dos dois lados querem a paz, mas existem os grupos extremistas que não admitem diálogo. “Israel utilizou sua tecnologia para se defender. Temos menos vítimas do que o lado palestino, mas acho que não é motivo para nos desculpar”, avaliou o cônsul, alegando tratar-se de defesa por causa da ameaça dos tuneis construídos na região pelos militantes palestinos que invadem Israel.

Em meio a crescentes apelos internacionais por uma trégua, e um apelo do Conselho de Segurança da ONU por um cessar-fogo imediato, os jatos de Israel, tanques e artilharia continuaram a bombardear a Faixa de Gaza. O grupo islâmico Hamas e seus aliados dispararam diversos foguetes contra regiões no centro e no sul de Israel, e pesados combates foram relatados no norte e no leste de Gaza.

Ataques ininterruptos aumentaram o número de palestinos mortos para 496, incluindo quase 100 crianças, desde que o confronto começou, em 8 de julho, de acordo com representantes médicos de Gaza. Israel diz que 18 de seus soldados e dois civis morreram.

Ainda nesta segunda-feira um projétil disparado por um tanque israelense atingiu o hospital de Al-Aqsa, no centro da Faixa de Gaza, matando quatro pessoas e ferindo 16, de acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf Al-Qidra.

O porta-voz afirmou que o terceiro andar abrigava uma Unidade de Terapia Intensiva e salas de cirurgia. Outros projéteis caíram no entorno do hospital, acrescentou. Autoridades pediram ajuda à Cruz Vermelha para a remoção de pacientes. Os militares israelenses não fizeram comentários de imediato sobre o hospital.

Militantes palestinos anunciaram ter capturado no fim de semana um soldado israelense na Faixa de Gaza, mas o representante de Israel na ONU negou a informação.

Apesar de pedidos do mundo todo pelo fim do pior episódio de violência entre palestinos e israelenses em mais de cinco anos, ministros de Israel descartaram a possibilidade de qualquer trégua imediata.

Fonte: Reuters

Yoel Barnea​
Nascido na Argentina, fez sua aliá em 1963 (ascensão ou elevação espiritual - é o termo que designa a  judaica para a Terra de Israel). Entre 1971 e 1974 estudou economia e entre 1974 e 1978, estudou Relações Internacionais na Universidade de Genebra, na Suíça.

Além do hebraico, fala fluentemente Inglês, Francês, Espanhol, Português, Alemão e Húngaro. Yoel Barnea tem extensa carreira diplomática iniciada em 1981. Entre os anos de 1983 e 1985 foi segundo secretário da Embaixada de Israel em Santiago de Chile, Chile. Mais tarde, entre 1985 e 1988 assumiu o cargo de primeiro-secretário da embaixada israelense em Bonn, Alemanha.

A partir de 1988 e durante dois anos foi primeiro-secretário do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores.

Entre os anos de 1989 e 1992 foi conselheiro na Embaixada de Israel em Budapeste, Hungria, e entre os anos de 1992 e 1994 foi vice-Chefe da Divisão da Europa Oriental. A partir de 1994 foi cônsul-geral no Rio de Janeiro até 1998. Entre os anos de 1998 e 2000 foi embaixador israelense na Costa do Marfim e embaixador não-residente no Togo, Burkina Faso, Nigéria, Gana e Libéria.

Em setembro de 2000 assumiu o cargo de Diretor do Departamento para a África Ocidental e Central do Ministério das Relações Exteriores israelense. Entre 2005 e 2009 foi embaixador de Israel no Uruguai. De 2009 até 2013 ocupou o cargo de Coordenador para América Latina do Mashav (Agência de Desenvolvimento da Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores).

Michelle Dias
Agência AL

Voltar