Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2014 - 07h58min

Congresso da AMC debate efetividade da justiça e presta homenagens

Imprimir Enviar
Salomão Ribas Jr. (d) foi homenageado durante a abertura do congresso. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Em solenidade na noite desta sexta-feira (31), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) abriu as atividades do tradicional Congresso Estadual de Magistrados, que este ano tem como tema “Efetividade da Justiça: um compromisso da magistratura em favor da sociedade”. Realizado no Hotel Majestic, em Florianópolis, o congresso oferecerá, ao longo de dois dias, diversas palestras e painéis com abordagem de temáticas pertinentes à Justiça e à sociedade.

De acordo com o presidente da ACM, Sergio Luiz Junkes, o congresso debate um conjunto de questões relevantes à magistratura catarinense assumindo a responsabilidade de debater com a sociedade os caminhos necessários para deixar a justiça cada vez mais eficiente. “Aqui teremos um delate amplo e misto com uma serie de renomados cientistas e fatores da sociedade buscando apontar quais são as falhas e trazer alternativas de novos caminhos”, avalia.
  
Com a presença de magistrados, cientistas políticos, jornalistas e especialistas que compõem o corpo de palestrantes e painelistas, o evento, que visa enriquecer o debate com perspectivas distintas sobre temas relevantes para classe e a sociedade, iniciou seus trabalhos com uma homenagem especial ao conselheiro Salomão Ribas Júnior, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e titular da cadeira 38 da Academia Catarinense de Letras.

Com um profundo respeito e admiração pela magistratura, Salomão agradeceu emocionado a homenagem, destacando a importância da família e dos amigos ao longo da sua trajetória de vida publica. “São mais de 40 anos de vida publica com trabalhos realizados no Poder Executivo, Poder Legislativo e no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ocupando a função de agente político”, lembrou.

Cenário econômico
O economista e cientista social Eduardo Giannetti, considerado um dos economistas mais respeitados pelo mundo acadêmico e empresarial brasileiro fez um breve conferencia sobre o “Conjunto Nacional Político e Econômico”. Para ele, o Brasil atual enfrenta uma situação econômica complicada, com um crescimento abaixo de 0,5%, considerado um dos crescimentos mais baixos da era republicana do país, inflação ultrapassando o teto da meta e um déficit de conta corrente que vai superar este ano mais de US$ 80 milhões. “Isso significa uma vulnaberilidade externa. Fatores que certamente vão tornar o ano de 2015 inescapavelmente um ano difícil”, frisou.

Entre os pontos abordados pelo economista ele acredita que existe apenas duas opções para a crise econômica, chamada de curva do aprendizado. “Ou o governo federal reconhece os erros dos últimos quatro anos e passa a corrigir  considerado um momento de ajustes para poder melhorar o desempenho mais a frente de 2015 ou, em outro cenário muito preocupante, seria a aposta redobrada. Onde o governo entende a reeleição como um sinal de sucesso, de que tudo esta muito bom apostando ainda mais no caminho que o Brasil trilhou no que se refere a política econômica. Se essa for a escolha, eu temo que estará se encaminhado não apenas para um ano difícil, mas para uma séria crise financeira”, alertou.     
    
Programação
Já neste sábado (1º), o painel “Judicialização das relações sociais: causas, efeitos e alternativas”, coordenado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ/SC), Nelson Schaefer Martins, é um dos mais esperados. Com a participação do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, o juiz de Direito Romano José Enzweiler e o ex-presidente da AMB Cláudio Baldino Maciel para compor a mesa de debate. 

O segundo dia de atividades será marcado por mais homenagens, desta vez aos fundadores da AMCN, com a presença dos desembargadores aposentados Tycho Brahe Fernandes Neto e Nauro Guimarães Collaço, que na ocasião recebem título de sócio benemérito. O servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Jurandir Schroeder, assessor especial da Coordenadoria de Magistrados (Comagis), também será agraciado, com o título de sócio honorário, em razão dos relevantes serviços prestados à classe.

Ainda durante o sábado, o jornalista da Rede Globo Caco Barcellos ministra a  palestra “Justiça, Imprensa e Cultura de Violência no Brasil”. Considerado, um dos repórteres mais consagrados da televisão brasileira, Barcellos tem mais de vinte anos de profissão passando por diversos programas da emissora, entre eles, Globo Repórter, Fantástico e Jornal Nacional e atualmente produz e apresenta o “Profissão: Repórter”, liderando uma equipe de jovens jornalistas.

O segundo painel do dia, coordenado pelo ministro do STJ Jorge Mussi,  acontece no período da tarde e traz o tema “Efetividade da Justiça: desafios, impactos e soluções”. Participam deste encontro, Joaquim de Arruda Falcão Neto, Diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas; Frederico Vasconcelos, jornalista do Jornal Folha de São Paulo; Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, desembargador do TJ/SC e ex-presidente da AMB; Mozart Valadares, juiz titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de Recife e ex-presidente da AMB; e Alexandre dos Santos Cunha, Diretor do IPEA.

O encerramento do congresso esta marcado para às 17h40, com uma palestra ministrada pelo filósofo, mestre em Educação e escritor Mário Sérgio Cortella, e contará com a coordenação da juíza catarinense Ana Cristina Borba Alves.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar