Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/03/2017 - 17h19min

Comunidade de Chico Mendes pede doações para revitalizar espaço público

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Lideranças da comunidade de Chico Mendes, uma das mais violentas da Capital, estão pedindo latas de tintas, rolos, pinceis, tinta em spray e brinquedos. O material será utilizado no “Mutirão do bem”, dia 1º de abril, quando moradores e voluntários revitalizarão o espaço interno de um prédio público invadido em 2004. “Este espaço é da prefeitura, a comunidade invadiu a parte de cima, mas a parte de baixo está abandonada. Queremos revitalizar a parte central para as crianças e idosos”, explicou Maicon Willian de Jesus Chaves, o MC Komay, nativo do Monte Cristo e idealizador do mutirão.

Parte do andar térreo do prédio foi recuperada pela comunidade em junho de 2015 e atualmente abriga o Projeto Geração da Chico, que oferece acompanhamento psicológico, pedagógico e oficinas socioeducativas para cerca de 50 crianças. “Quando vêm muitos alunos, como nas aulas de dança e capoeira, o espaço da sala é pequeno. Nessa hora o espaço interno, que fica ao ar livre, seria muito bom para as crianças”, justificou Ana Karolina de Oliveira, psicóloga e coordenadora do Geração da Chico.

A reportagem da Agência AL visitou o local, situado no coração da comunidade, e constatou o abandono da estrutura. “Duas crianças já morreram de leptospirose, tem esgoto, lixo e muitos ratos dentro dessas salas e no pátio”, lamentou Willian de Jesus, que pediu o apoio da Casan, da Comcap e da Secretaria Municipal do Continente, as duas últimas vinculadas à prefeitura da Capital. “As crianças andam descalças”, descreveu.

O mutirão tem o apoio da Associação de Moradores da Comunidade de Chico Mendes. “Enquanto as crianças estiverem aqui não estarão na rua, aqui é mais seguro”, afirmou Jones Carlos Ferreira, presidente da associação. Os interessados em doar podem entrar em contato com a direção da EEB América Dutra Machado, através dos telefones (48) 3665-6354 ou pelo WhatsApp (48) 98466-1187. “As pessoas têm medo de entrar na comunidade, mas podem trazer as doações aqui na escola”, informou Karla Pereira, diretora do educandário.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar