Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2018 - 15h49min

Nova comissão e aumento de voos da Argentina e do Chile: destaques da sessão

Imprimir Enviar
Deputado Caropreso defendeu a criação de mais uma Comissão

A proposta de criar a Comissão dos Direitos dos Idosos e o aumento dos voos da Argentina e do Chile para Florianópolis e Navegantes foram os destaques da sessão de terça-feira (27) da Assembleia Legislativa.

“Protocolei na última sexta-feira projeto de resolução que altera o Regimento Interno, criando a Comissão dos Direitos dos Idosos. Não somos mais um país de jovens, em nossa famílias podemos encontrar senhores e senhoras de idade. Nos últimos 30 anos a população idosa aumentou, segundo o IBGE, a população será de 41,5 milhões em 2030”, justificou Doutor Vicente Caropreso.

Dirce Heiderscheidt (MDB) elogiou o colega e lembrou das atividades do Fórum em Defesa da Pessoa Idosa.

“Fizemos audiências públicas e encaminhamentos, queremos ser um idoso atuante, nós mesmos já estamos com quase 62 anos e queremos envelhecer com felicidade”, afirmou a representante de Palhoça.

Já o deputado Leonel Pavan (PSDB) noticiou o aumento dos voos ligando a capital do Estado e Navegantes a Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

“Apesar da crise econômica, o aeroporto de Florianópolis receberá diariamente  nove voos da Argentina e três de Santiago. Do Uruguai serão cinco viagens por semana. Em Navegantes serão três vôos semanais para Buenos Aires além dos três voos que já operam”, anunciou Pavan.

 

2ª Vara da Comarca de Jaguaruna

Luiz Fernando Vampiro (MDB) informou que o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, acompanhado de vários desembargadores, instalou a 2ª Vara da Comarca de Jaguaruna.

 

Perseguição a Lula

Dirceu Dresch (PT) denunciou mais uma vez uma suposta perseguição do Judiciário ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Assistimos a continuidade da perseguição ao Lula, mais um depoimento a uma juíza que está trabalhando no mesmo tom do Sérgio Moro”, denunciou o deputado, que desmistificou o chamado mensalão. “Nunca existiu mensalão, o que existiu foi caixa dois para financiar os partidos políticos, é uma estratégia de criminalização do PT e da política que produziu um resultado dramático na política em 2018”, argumentou Dresch.

 

Professores das Apaes e segundo professor

Valdir Cobalchini (MDB) anunciou que protocolou dois projetos de leis articulados com o Executivo para resolver a contratação de professores pelas Apaes e do segundo professor pela Secretaria de Estado da Educação.

“Protocolamos um projeto de lei que resolve até o final do ano que vem a situação dos professores ACTs cedidos às Apaes, com a prorrogação de validade do edital para contratação, de forma que a Apae possa continuar sendo servida por esses profissionais e que a partir de 2020, com todo o tempo que permite o exercício de 2019, o futuro governo possa encontrar uma solução definitiva”, explicou Cobalchini.

No caso do segundo professor para atender os alunos com deficiência, segundo Cobalchini, o projeto prevê a recontratação dos ACTs cujo contrato de trabalho encerra no final deste ano letivo.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar