Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2024 - 12h36min

Comissão da Pessoa com Deficiência homenageia Cafeteria Especial

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Na manhã desta quarta (8), o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), em nome da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou moção de aplauso para Giorgio Sinestri, fundador do Instituto Gentes e da Cafeteria Especial.

Fundada em 2018, a cafeteria tem equipe composta por pessoas com deficiência intelectual que realizam todo o atendimento do local. Já o Instituto Gentes nasceu a partir da cafeteria e  oferece qualificação profissional e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Daniel, que faz acompanhamento no Instituto Gentes, apresentou o trabalho da entidade durante reunião da Comissão. Ele descreveu o projeto como um lugar de acolhimento e muito apoio, que trouxe “caminhos que estavam escondidos e que nem sabia que poderia utilizá-los para melhorar como pessoa e estar com pessoas que têm as mesmas dificuldades que eu”.

O deputado proponente, Caropreso, classificou a apresentação de Daniel como “emocionante”. Além disso, destacou que essa não é a única iniciativa de inclusão em Blumenau, mas é uma “iniciativa emblemática”, que inclusive, já foi agraciada pelo prêmio Viva Blumenau, da emissora NSC.

Sinestri, o homenageado, disse desenvolver um trabalho com foco na pessoa com deficiência. “Ao invés de darmos ajuda, de darmos assistência, a gente dá espaço para ela desenvolver o talento a partir da pessoa, de como ela é”.

No entanto, lamentou a necessidade de ainda existirem iniciativas como as que desenvolve. “É muito triste, em 2024, a gente ainda precisar falar de inclusão, precisar existir uma comissão que trate do assunto, quando a gente poderia falar apenas de direitos humanos e nada mais”, disse.

Os deputados José Milton Scheffer (PP), Nilso Berlanda (PL), Luciane Carminatti (PT) e Emerson Stein (MDB) também se manifestaram, enaltecendo o trabalho do Instituto e da Cafeteria.

Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Voltar