Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/11/2017 - 12h57min

Cerimônia rápida e dinâmica marca a abertura dos Jasc em Lages

Imprimir Enviar
Elementos da cultura serrana estiveram presentes na cerimônia de abertura dos Jasc 2017

Uma cerimônia rápida e dinâmica marcou a abertura oficial da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite de sexta-feira (3), em Lages. O ginásio Jones Minosso, palco da cerimônia, estava lotado. Na quadra, artistas, bailarinos e atletas proporcionaram ao público um espetáculo em que foram valorizados aspectos da cultura serrana.

Conforme os organizadores, a cerimônia contou com a participação de 500 pessoas, de várias idades, que fizeram 30 ensaios nos dois meses de preparação. O evento também apresentou uma novidade: ao invés de desfilarem individualmente, como acontece tradicionalmente nos Jasc, as delegações das 95 cidades que participam da competição entraram juntos na quadra do Jones Minosso. Coube à delegação anfitrã, Lages, encerrar a entrada dos atletas, como manda a tradição. O desfile conjunto dos municípios participantes deu mais dinamismo à cerimônia.

A atleta lageana Andréia dos Santos, a Maikon, duas vezes medalha de prata pela seleção brasileira feminina olímpica de futebol, acendeu a pira dos Jasc, com o fogo simbólico da competição, que foi acesso em Brusque, cidade berço dos Jogos Abertos, no dia 19 de outubro. O juramento dos atletas ficou sob responsabilidade da jogadora de futsal Amandinha, eleita a melhor do mundo em sua modalidade no ano passado.

Durante a cerimônia, um dos maiores paratletas de Lages foi homenageado. Antônio Clodoaldo Chaves, o Caio, do atletismo, morreu no último dia 29. Ele participou de várias edições dos Parajasc e era dono de recordes e de uma centena de medalhas em competições estaduais e nacionais.

Entusiasmo
A declaração de abertura oficial dos Jogos Abertos coube ao secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, juntamente com o prefeito de Lages, Antonio Ceron; o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc e vice-prefeito de Lages, Juliano Polessi, e o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho. Entusiasmado, Pavan fez um rápido discurso, no qual agradeceu a população de Lages pela acolhida dos Jasc. “Será a maior e melhor edição dos Jogos Abertos da história”, declarou.

O prefeito de Lages afirmou que os 160 mil habitantes de Lages estão de braços abertos para as quase 7 mil pessoas que virão ao município para acompanhar a competição. “Peço aos atletas que respeitem as regras do jogo e o espírito esportivo na busca pelas vitórias. No esporte, só perde quem não compete. No esporte, somos todos vencedores”, afirmou Ceron, numa referência ao slogan da competição.

As apresentações começaram com o cantor Eder Goulart, Barbicacho Dança Show, os CTGs, Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado, Garrão de Potro, Planalto Lageano, além dos bailarinos, alunos da Escola de Artes e do Projeto Lages Melhor. Os hinos, nacional, do Estado e do município foram entoados pelo Coral Infantil da Escola de Artes da Fundação Cultural de Lages, sob a gerência de Heloisa Helena Rodrigues e Rodrigo Oliveira.  Ao final, o DJ Neto Wolff animou a festa dos atletas e dos participantes da cerimônia, que dançaram na quadra do ginásio Jones Minosso.

Os Jasc de Lages vão até o dia 11 de novembro, sábado, com a participação de aproximadamente 4,6 mil atletas. Itajaí, Blumenau, Florianópolis e Joinville são as favoritas para conquistar o título da competição.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar