Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/09/2015 - 12h24min

Casan promove debate sobre o Projeto do Rio Chapecozinho

Imprimir Enviar

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) realiza nesta sexta-feira (4) uma audiência pública para debater os projetos relativos ao Sistema Integrado de Abastecimento do Rio Chapecozinho, para o qual estão previstos os maiores investimentos da história da empresa. O evento, que acontece nos períodos da manhã e da tarde, no Centro Integrado de Operação e Manutenção da Casan, em Florianópolis, antecede a publicação do edital de licitação da obra, programada para o final de setembro.

A audiência, afirmou o diretor de Expansão da Casan, Adelor Vieira, é uma etapa obrigatória para a evolução do empreendimento e tem por objetivo disponibilizar à sociedade e às empresas interessadas todas as informações necessárias. “Até pelo vulto da obra, queremos que o todo o processo tenha o maior nível de transparência possível.”

O Projeto Chapecozinho, como é conhecido entre especialistas e moradores da região Oeste catarinense, prevê a implantação de uma macroadutora de 57 quilômetros de extensão. Quando estiver concluída, a obra deve garantir segurança hídrica aos municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta, esclareceu o gerente de Projetos da Casan, Evandro Martins. “O abastecimento nesses municípios atualmente é feito pelos lageados de São José e Tigre, muito vulneráveis a escassez. Já o novo sistema, será baseado na captação no rio Chapecozinho, que tem água de qualidade e em quantidade suficiente para manter 550 mil pessoas, garantindo a oferta do produto à região pelos próximos 50 anos.”

O orçamento atual prevê a aplicação de R$ 222.927.130,00, com recursos do governo federal, por meio de financiamento junto a Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto prevê ainda uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de produção de 1.252 litros por segundo, e reservatórios nas cidades de Xaxim (com 3,5 milhões de litros) e Xanxerê (6 milhões de litros).

Segundo Martins, a expectativa da Casan é lançar a ordem de serviço do sistema Chapecozinho ainda neste ano e que as obras sejam iniciadas no começo de 2016. O prazo de conclusão do projeto é de três anos após o início dos trabalhos.

Com informações da Gerência de Comunicação Social da Casan

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar