Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2024 - 16h31min

Caravana da Inclusão da Mulher na Política chega a Caibi neste sábado (6)

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação

Liderada pela Escola do Legislativo da Alesc, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, um projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, chega a Caibi neste sábado (6), para incentivar o protagonismo feminino na sociedade e a participação das mulheres nos espaços públicos de decisão.

O evento, entre 9h e 12h, no Centro de Convivência dos Idosos (Rua Salgado Filho, 768), reunirá lideranças locais além da participação da vice-governadora Marilisa Boehm, da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), da ex-deputada Marlene Fengler, da presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, da vereadora Edimara Portes e da psicóloga e pedagoga Jaqueline Barp que farão uma análise dos desafios que as mulheres enfrentam para ampliar a participação no cenário político.

A iniciativa leva em consideração a desproporção da representatividade feminina nos espaços legislativos brasileiros, ao considerar que as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado no país, mas não conquistam sequer os 30% da cota legal destinados às candidaturas femininas.

"Reduzir essa desproporção e incentivar que mais mulheres ingressam na política são metas que buscamos alcançar levando a Caravana para todas as regiões de Santa Catarina", explica a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que inclusive apresentou o projeto num encontro internacional na sede da ONU, em Genebra, em setembro de 2023, como representante do Parlamento catarinense.

A média mundial de participação feminina na política é de 26.4%, mas no Brasil está abaixo da média, em torno de 15%, segundo pesquisas. Dados da União Interparlamentar com base em informações fornecidas pelos parlamentos nacionais de quase 190 países, revelam que, em 2022, o Brasil estava na posição 129, com apenas 17,7% de assentos ocupados por mulheres na Câmara dos Deputados.

Marlene reforça, por isso, a importância do projeto Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, iniciado em 2022 pela Escola do Legislativo da Alesc e que tem como desafio a mobilização feminina para a vida pública. “Percorremos as regiões do estado buscando sensibilizar e conscientizar as mulheres da necessidade da participação feminina na política”, esclarecendo que o projeto também investe na formação e na preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos.

Este ano, a Caravana foi realizada em Jaraguá do Sul, em 20 de março e, após Caibi, será a vez de Xanxerê receber o projeto, dia 18 de abril.

Programação:

08h30:  Credenciamento
09h00 às 12h00: mesa-redonda com a vice-governadora Marilisa Boehm, a deputada estadual Luciane Carminatti, a ex-deputada Marlene Fengler, a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, a vereadora Edimara Portes e a psicóloga e pedagoga Jaqueline Barp.

Rossani Thomas
Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo da Alesc
Contato: (48) 3221 2763
E-mail: escoladaalesc@gmail.com

Voltar