Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2014 - 12h43min

Câmara Municipal de Criciúma lança sua Escola do Legislativo

Imprimir Enviar
Cerimônia reuniu autoridades de Criciúma e deputados da região. FOTO: Lucas Colombo/Câmara de Criciúma

A Câmara de Vereadores de Criciúma lançou nesta quinta-feira (30) a Escola do Legislativo Municipal. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), com palestra do presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Augusto Countinho Madruga. Outras quatro cidades catarinenses já contam com escola do legislativo que incentiva o exercício da cidadania.

A coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Carla Maria Vieira Evangelista Pedrozo, o coordenador adjunto Luciano de Carvalho Oliveira e a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania Léa Medeiros Cardoso participaram da cerimônia a fim de fortalecer a parceria com a câmara criciumense. A presidente da instituição será a vereadora Thatiane Teixeira (PSD), atual presidente da Câmara de Criciúma.

“A Câmara de Vereadores deixa hoje uma importante marca para a cidadania de Criciúma. Sem dúvida nenhuma estamos dando mais um grande passo no caminho da igualdade de direitos. E neste momento que o povo clama por mudanças cabe a nós apresentarmos alternativas para a formação de seres humanos envolvidos na construção de uma nova sociedade”, destacou Tati durante Sessão Especial de instalação da escola.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e educacionais, representantes de bairros e imprensa.

Ela ainda destacou que, com a Escola do Legislativo, vai se aperfeiçoar a relação das comunidades com os governantes, promover ações de qualificação, onde líderes comunitários, poderão desenvolver o espírito crítico e de comando. “Vamos manter o diálogo com a comunidade acadêmica e todas as entidades, a fim de trabalharmos juntos, unirmos forças e contribuirmos para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, ressaltou.

O deputado estadual José Nei Ascari salientou que a missão do parlamentar é legislar e fiscalizar, mas não pode ficar limitado somente a esta ação. “Esta iniciativa é uma ação forte com grande resultado. A criação da Escola vai proporcionar capacitação do corpo parlamentar e interagir com a comunidade”, disse o deputado.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Julio Garcia, falou que quanto mais educação termos na comunidade, mais próspera se torna a comunidade. “Não é difícil afirmar que quanto mais educação melhor. A educação tem que se espalhar por todos os lados. Na Escola do Legislativo há preparação do servidor, aprimoramento. A Escola só é boa quando funciona bem e a vereadora soube perceber a oportunidade, implantando de forma definitiva. Sucesso à Escola”, desejou.

O prefeito Márcio Búrigo enfatizou a forma inovadora do Legislativo. “Tenho certeza que a consolidação da Escola vai fazer parte da história como mandato da presidente do Legislativo, e vai provocar engrandecimento na qualidade dos cursos e palestras proporcionados”.

Como vai funcionar a Escola
Antes do lançamento, houve a apresentação da logomarca, E a criação levou em consideração elementos da cidade, como as etnias colonizadoras, e livros, como percebe-se na logo. A Escola do Legislativo vai funcionar no 6º andar da Câmara de Criciúma e já conta com duas atividades agendas. A primeira será nos dias 24 e 25 de novembro, e depois no dia 27 de novembro, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina, com a proposta de cursos para servidores de toda a região. Outra ação é a Caravana da Cidadania com atividades nas escolas da rede pública municipal.

Como um novo espaço para fomentar o saber, a eficiência social e o estímulo contínuo da democracia, a ideia é que, por meio da Escola do Legislativo Municipal, a Câmara ofereça, regularmente, cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento profissional de seus quadros, bem como dispor a sociedade em geral, diversas atividades de cidadania, educação e formação. A Escola em Criciúma vai funcionar nos mesmos moldes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado. Em Santa Catarina apenas Joinville, Lages, Associação dos Vereadores do Vale do Itapocú, em Jaraguá do Sul, e Blumenau.

Antes de instalar a Escola em Criciúma, a vereadora visitou também o Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Lá, ela conversou com o diretor Benjamim Lima Junior, que sinalizou convênios para a realização de cursos de aperfeiçoamento tanto para servidores da Casa, quanto para a população em geral.

Tati ainda esteve na Escola Legislativa da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS), que já existe há sete anos, para saber como funciona, quais as modalidades de atendimentos oferecidos aos servidores e à população, e o tipo de cursos organizados e ministrados pela Escola Julieta Battistioli. “Os cursos, as palestras serão ministradas conforme necessidade do público. O que queremos é buscar parcerias para oportunizar conhecimento não somente para os servidores, mas para a população em geral”, finalizou Tati.

Em Criciúma haverá o Conselho Escolar composto pela presidente Tati Teixeira (PSD), pela diretora da Casa, Angela Maria Silva e pelos servidores Gizella Fabiola Perucchi e Leo Cassetari. “Quando houver um concurso público para o Legislativo, também será aberta uma vaga para coordenador pedagógico, que será um funcionário efetivo da Casa”, disse ainda a presidente da Casa, Tati Teixeira (PSD).

“Senti-me grata pelo convite pela importância e pela complexidade do trabalho. Entendo que é importante absorver conhecimento e repassar tudo. Vamos fazer o melhor que pudermos”, destacou Fabiola que fará parte do Conselho Escolar. 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Criciúma

Voltar