Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2016 - 15h20min

Biblioteca da Alesc tem 7.167 obras e média diária de 22 visitantes

Imprimir Enviar
Biblioteca está aberta ao público, que pode consultar todo o acervo no local e utilizar os computadores

A Biblioteca Marcelino Antônio Dutra, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, tem 7.167 obras no acervo e uma média diária de apenas 22 visitantes. São livros de direito, administração pública, literatura, psicologia, filosofia. “A maioria das pessoas que nos visitam é de fora da Assembleia, alguns funcionários também procuram a biblioteca. Eles vêm ler principalmente jornais, revistas, livros de direito e até usar a internet para procurar emprego”, informou a bibliotecária Silvana Adir Santiago.

Diferente da Biblioteca Pública, que empresta livros para o público em geral, a biblioteca do Legislativo empresta somente para funcionários efetivos ou à disposição do parlamento. Os servidores comissionados precisam da autorização do diretor-geral ou do parlamentar, caso esteja lotado em algum gabinete. Já os terceirizados e estagiários não podem emprestar livros. “Aqui o livro faz parte do patrimônio, a gente tem de prestar contas”, justificou Silvana.

“Mas para consulta está aberta ao público em geral”, enfatizou Adriano Cargnin, coordenador da Biblioteca, que destacou a possibilidade de consultar o acervo pela internet.

Riqueza oculta
Além de todas as edições do Diário Oficial do Estado de 1972 até os dias atuais devidamente encadernadas, a biblioteca mantém atualizados os acervos de direito e administração pública. “Muitos concurseiros vêm aqui por causa dessas obras”, revelou a bibliotecária, acrescentando que o livro mais procurado é o tradicional Vade Mecum.

Há também livros de filosofia, como a coleção completa dos Pensadores, e de história, com destaque para a trilogia sobre a ditatura civil-militar de 1964, do jornalista Elio Gaspari. Um leitor mais curioso pode se divertir com “Democracia, Liberdade e Igualdade: os três caminhos”, de Pontes de Miranda.

Se quiser distrair os olhos, pode folhear o catálogo de Antonio Mir ou de Bia Dória, a artista plástica catarinense e futura primeira-dama de São Paulo. Mas se quiser apenas curtir uma boa leitura, a dica é “Um sopro de vida”, de Clarice Lispector.

SERVIÇO
A Biblioteca Marcelino Antônio Dutra fica no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7 às 19 horas, e às sextas, das 7 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (48) 3221-2741 ou no site da biblioteca.

Vítor Santos
Agência AL

Saiba Mais

Voltar