Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2014 - 14h34min

Bailarina de SC busca apoio para frequentar escola de balé em Nova Iorque

Imprimir Enviar
Milena Marafioti foi selecionada para uma das melhores escolas de balé do mundo. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Selecionada em audição para estudar na Joffrey Ballet School (JBS), em Nova Iorque, a bailarina florianopolitana Milena Marafioti, de 15 anos, prepara-se para embarcar no dia 10 de setembro para os Estados Unidos em busca de um sonho. No entanto, ela precisa de apoio para custear as despesas que surgirão ao longo dos quatro anos de curso na JBS. A escola de balé figura entre as dez melhores do mundo.

Milena deu os primeiros passos no balé aos dois anos de idade, influenciada pela mãe, professora de dança. "Ela cresceu acompanhando essa rotina. Aos seis anos, quando assistiu a um vídeo institucional do Balé Bolshoi no Festival de Dança de Joinville, resolveu que queria entrar na escola", contou Fernanda Marafioti.

A menina concorreu a uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil por três anos consecutivos. Aos 11 anos, foi admitida no processo seletivo e deixou a casa da família, na capital do estado, para morar e estudar em Joinville. "Fiquei lá até julho deste ano. Cursei até a quinta série da escola".

Seleção
A bailarina participou em janeiro de 2014 de um curso de inverno na Ajkun Ballet Theatre, em Nova Iorque, após uma disputada seleção realizada em São Paulo. No período em que esteve na cidade norte-americana, fez a audição na Joffrey, onde foi aprovada. "Estou muito feliz por estar prestes a realizar um grande sonho, que é dançar fora do país. Acho que lá terei mais oportunidades. Também  estou muito ansiosa", disse.

Rotina e projetos
Na opinião de Milena, disciplina é a qualidade que caracteriza a rotina de uma bailarina. "É muito puxado. Além de muitas horas de ensaios, tem os estudos, o cuidado com a alimentação e os exercícios aeróbicos para manter a forma. É muita dedicação".

Após concluir a JBS, a jovem planeja ingressar na conceituada Juilliard School. A instituição é considerada uma referência no ensino de música e artes cênicas.

Mobilização
A aprovação de Milena na Joffrey motivou a família da bailarina a concentrar esforços em busca de financiamento para mantê-la em Nova Iorque nos quatro anos de curso. Mesmo com o benefício de uma bolsa de desconto de 50% na JBS por um ano, os custos mensais serão, de acordo com Fernanda, de cerca de R$ 7 mil. "As despesas são muito altas. Por ano, pagaremos 8 mil dólares da Joffrey, mais 15 mil dólares de moradia, mais 5,5 mil dólares de escola regular, que é adequada à rotina da escola de balé em tempo integral, fora a alimentação", explicou a mãe da bailarina.

Em busca de apoio, Fernanda inscreveu um projeto no Ministério da Cultura para captar recursos por meio da Lei Rouanet. "Estamos aguardando a aprovação. O sonho dela acaba virando o nosso", comentou. Para arrecadar fundos, a família também fez uma rifa com prêmios doados.

Além disso, Milena apresentará nesta terça-feira (2) o espetáculo "Em busca do sonho", no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, a partir das 20h30. O ingresso custa R$ 20. O público poderá conferir o talento da bailarina em coreografias solo e em grupo. Na ocasião, ela também vai prestar homenagens às escolas de dança que frequentou e aos professores que participaram da sua formação. Os interessados em ajudá-la podem entrar em contato com Fernanda pelo telefone (48) 9620-1378.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar