Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2014 - 16h41min

Audiência vai discutir portaria que regulariza estruturas naúticas

Imprimir Enviar
Deputado Edison Andrino é o proponente da audiência. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (26) audiência pública para discutir a Portaria 404/2012, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que regulamenta as estruturas náuticas em águas públicas. O pedido para a realização da audiência partiu do deputado Edison Andrino (PMDB).

A medida cria normas e procedimentos para a construção de píeres, decks, trapiches, marinas, entre outros, em lagos, lagoas, rios, represas e no mar. Entre outras coisas, ela estabelece que as estruturas náuticas que tenham interesse econômico ou que sejam de uso particular serão objeto de cessão de uso onerosa, sendo necessário o pagamento de uma retribuição à União.

Andrino solicitou a audiência por estar preocupado com os impactos que a portaria pode causar no litoral catarinense, já que o documento determina a demolição das estruturas que não estiverem em conformidade. “A regularização destas estruturas depende de autorizações das Prefeituras, Fatma, da Capitania dos Portos, e este arcabouço de burocracia acaba por dificultar a regularização”, afirma o parlamentar. “Isso é um problema muito sério para todos os que moram na beira da praia, ou casas particulares, ou restaurantes, ou marinas, ou pescador, que têm a sua estrutura do lado da sua casa”.

A audiência pública será às 10 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.

Voltar