Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2018 - 20h23min

Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba e Região é homenageado

Imprimir Enviar
Francisco Alano, presidente da Fecesc, fala aos comerciários no ato parlamentar solene

Abrangendo 21 municípios e com uma trajetória de 66 anos na defesa dos direitos dos trabalhadores, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba e Região foi homenageado nesta terça-feira (20) em um ato parlamentar solene proposto pelo deputado Neodi Saretta (PT).

Francisco Alano, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio em SC (Fecesc), informou que o sindicato foi o primeiro no Estado a promover uma convenção coletiva de trabalho. “Naquela época os empresários se negavam a negociar e o sindicato de Joaçaba foi pioneiro no dissídio coletivo. Ainda hoje é um dos mais ativos na realização de cursos e seminários e na execução de empresários que não cumprem as regras trabalhistas.”

Tempos difíceis
Alano enfatizou a responsabilidade de sindicatos como o de Joaçaba e região para lutar contra reformas da previdência e trabalhista. “Nem a ditadura ousou mexer com a CLT e a estrutura sindical. O enfrentamento do grande capital promete ser ainda mais duro em 2019 e precisamos estar mais unidos do que nunca.”
Neodi Saretta também demonstrou apreensão com a conjuntura nacional. “Nestes tempos sombrios é que destacamos a história de uma entidade que sempre lutou pela garantia dos direitos dos trabalhadores, um sindicato forte e representativo que tem a oportunidade de liderar a luta entre os comerciários de Santa Catarina.”
Além de destacar as questões sociais que marcam o cotidiano da entidade, Edson Damin, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba e Região, qualificou de nefasta a reforma trabalhista aprovada no Congresso Nacional. “Vamos lutar para revogar e garantir uma aposentadoria digna aos trabalhadores brasileiros.”

Homenageados
Edson Damin- atual presidente
Sueli Maria dos Santos - diretora mais antiga
Francisco Alano – presidente da Fecesc
Ivo Castanheira – diretor do sindicato e dirigente do Dieese/SC
Nelson D’Agostini – presidente na década de 1960
Nilo Gerber – associado mais antigo
Aquilino Rodrigues – ex-presidente e diretor atual
Neodi Giachini – três gestões como presidente da CUT/SC

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar