Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2018 - 11h43min

Associação das Doulas recebe homenagem na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga, Gabriela Zanella e a ex-deputada Angela Albino

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial e Dia Estadual da Doula, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) homenageou a Associação das Doulas de Santa Catarina (Adosc) em reconhecimento à contribuição das profissionais em prol da humanização do parto e do nascimento em Santa Catarina. A homenagem foi recebida pela presidente da entidade, Gabriela Zanella, que falou na tribuna sobre o papel da doula e o resgate do cuidado tradicional com a mulher durante a gestação, parto e pós-parto.

As doulas são profissionais que dão suporte às mulheres, desde a gestação, repassando informações e orientações. Durante o parto, dão apoio físico e emocional à parturiente, utilizando técnicas para aumentar o conforto e reduzir a dor, por exemplo. No pós-parto, essas profissionais atuam no estímulo à amamentação e na formação do vínculo precoce entre mãe e bebê, contribuindo para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde, conforme explicou a presidente da Adosc na tribuna.

“Trabalhamos pela construção de um novo referencial de parto, a partir do ponto de vista da mulher, que considera o seu protagonismo”, explicou Gabriela. Segundo ela, a doula muitas vezes media a comunicação entre a mulher e a equipe técnica, nas maternidades e hospitais, ajudando a parturiente a expressar os seus desejos e necessidades. “A atuação das doulas reduz a necessidade de intervenção, diminui o número de cesarianas e aumenta a satisfação das mulheres com o parto”, disse.

Autor da homenagem e do projeto de lei que instituiu o Dia Estadual das Doulas, o deputado Cesar Valduga ressaltou a importância da atuação das profissionais para garantir a humanização do parto e a redução da violência obstétrica, que ainda é realidade em Santa Catarina. “Fica o nosso reconhecimento a este belíssimo trabalho que as doulas desempenham.”

Arcabouço legal
A presença das doulas nos hospitais e maternidades em Santa Catarina foi garantida pela Lei 16.869, de 2016, de autoria da ex-deputada Angela Albino. A lei foi recentemente convalidada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Sindicato dos Médicos de Santa Catarina.

A Adosc também teve atuação importante no processo de elaboração e aprovação da Lei 17.097, de 2017, também de autoria de Angela Albino, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no estado de Santa Catarina.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar