Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2015 - 12h33min

Assembleia vai acompanhar atendimento a Xanxerê e Ponte Serrada

Imprimir Enviar
Deputado Gelson Merisio FOTO: Yuri Santos/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (PSD), afirmou na manhã desta quarta-feira (22) que a instituição irá acompanhar os trabalhos de reconstrução dos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, atingidos por tornados no início da semana.

Segundo dados da Defesa Civil, em Xanxerê os ventos teriam atingido até 330 km/h, ocasionando estragos em 2,6 mil residências e 1 mil famílias desabrigadas. Foram registrados 300 atendimentos médicos emergenciais e dois óbitos.  Já em Ponte Serrada, os danos ficaram restritos a 200 residências, com pessoas sendo atendidas por ferimentos leves.

Merisio, que estava em Xanxerê no dia da passagem do tornado, e acompanhou, na terça-feira, o governador Raimundo Colombo na vistoria dos estragos, destacou o trabalho realizado pelo Estado no atendimento aos municípios. Foram destinados, de forma emergencial, para Xanxerê 30 rolos de lonas, 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas e iniciado o restabelecimento do fornecimento de água, energia elétrica e sinal de telefonia. Em Ponte Serrada, os bombeiros trabalham na desobstrução das vias, no corte de árvores e auxílio à comunidade. “Houve resposta muito efetiva dos órgãos públicos, dentro do que foi possível até o momento, tendo em vista a dimensão deste evento climático. Mas, superadas as primeiras 24 horas da sua ocorrência, que são as mais difíceis, começa o esforço para a recuperação da estrutura dos municípios, com muita transparência e responsabilidade, mas também com rapidez, que é o que todos esperam.”

Ainda de acordo com Merisio, apesar de não se envolver diretamente, o Parlamento estadual deve acompanhar a reconstrução dos dois municípios, localizados no Oeste catarinense.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar