Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/02/2017 - 17h58min

Assembleia terá frente parlamentar para o setor madeireiro e moveleiro

Imprimir Enviar
Setor moveleiro tem forte atuação no Planalto Norte; SC é um dos maiores produtores de móveis do Brasil. FOTO: Jaqueline Noceti/Secom

A Assembleia Legislativa constituiu nesta semana a Frente Parlamentar de Acompanhamento do Setor Moveleiro e Madeireiro do Estado de Santa Catarina, com o objetivo principal de atuar como interlocutora das demandas do setor com o governo estadual. A frente será oficialmente instalada no dia 15 de março, às 10h30, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia.

A frente foi constituída por meio de um requerimento assinado por nove parlamentares: Patrício Destro (PSB), Ismael dos Santos (PSD), Milton Hobus (PSD), Jean Kuhlmann (PSD), Gabriel Ribeiro (PSD), João Amin (PP), Silvio Dreveck (PP), Aldo Schneider (PMDB) e Antonio Aguiar (PMDB). Conforme o deputado Patrício Destro, vários sindicatos ligados ao setor procuraram a Assembleia com o objetivo de levar ao Executivo, com apoio do Legislativo, as principais demandas dos empresários.

“Nós vamos atuar com toda a cadeia produtiva, desde a produção de madeira até a indústria moveleira”, explica Patrício. “É um setor importante para a economia catarinense, que vem enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos com o governo por causa da crise econômica”, completou. O deputado adiantou que uma das principais reivindicações dos setores é a ampliação de um Refis (programa de refinanciamento de dívidas) junto à Secretaria de Estado da Fazenda.

O setor madeireiro, além da produção de matéria-prima para o setor moveleiro, é a base da economia de muitos municípios das regiões Serrana e Meio-Oeste. Conforme dados do anuário da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), em 2016, Santa Catarina detinha 660,7 mil hectares de florestas plantadas (a sexta maior do Brasil), com o Pinus como principal produto. São 14,8 mil empresas que geraram, em 2015, 91,5 mil empregos formais.

A indústria moveleira, por sua vez, tem forte atuação principalmente no Planalto Norte, em municípios como Rio Negrinho e São Bento do Sul, mas com presença em outras regiões, como o Vale do Rio Uruguai. Santa Catarina está entre os maiores produtores de móveis do Brasil e o maior exportador de móveis do país.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar