Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2018 - 13h06min

Assembleia sedia 3º Congresso Catarinense sobre Autismo

Imprimir Enviar
Apresentação musical de Marcos Petry emocionou o público

Garantir os diretos e a inclusão na sociedade da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da divulgação da legislação específica. Com este objetivo, teve início na manhã desta quarta-feira (4) o 3º Congresso Catarinense sobre Autismo, que se estende durante todo o dia no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

O evento, voltado a capacitação de profissionais da educação, saúde, acadêmicos e familiares de autistas, é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Associação Catarinense de Autismo (Asca), Associação de Amigos do Autista (AMA) de Florianópolis, Fundação Catarinense de Educação Especial e Grupo de Pais: Conversando sobre Autismo.

“Eventos como esses são fundamentais, pois trazem conhecimentos e contribuem com o desenvolvimento de políticas públicas que venham ao encontro da melhoria dos direitos e garantias das pessoas com autismo”, disse na ocasião o deputado Ricardo Guidi (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A conferência também marca a passagem do Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, e da Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo no Estado de Santa Catarina, instituído por iniciativa do deputado Antonio Aguiar (PSD).

Médico de formação, Aguiar destacou a importância dos debates para fomentar a formação de mais profissionais capacitados a diagnosticar o autismo. “Hoje temos apenas cinco destes especialistas em Santa Catarina. Precisamos, portanto, chamar a atenção da sociedade para ajudarmos as pessoas com autismo e também suas famílias, que no dia a dia sofrem por não poderem contribuir com o seu desenvolvimento.

Potencial dos autistas
A conferência foi aberta com palestra do escritor catarinense Marcos Petry, que utilizou sua trajetória pessoal como autista para falar sobre inclusão social.

Formado em Comunicação Institucional, com mestrado em Design Gráfico e Produção em Publicidade, desde 2016 ele mantém no You Tube o canal “Diário de um Autista”. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo. Por isso quero dividir minha experiência para desmistificar algumas ideias e evidenciar o potencial dos autistas, mostrando aos seus pais e professores que podem acreditar neles.”

A programação segue na parte da tarde com mais palestras e uma mesa-redonda reunindo especialistas ligados à área.

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar