Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2013 - 13h06min

Parlamento homenageia criadores de cirurgia neurológica inovadora

Imprimir Enviar
Os homenageados Jayme Bertelli (e) e Marcos Ghizoni, com o presidente Joares Ponticelli. FOTO: Marcos Zomer/Agência AL

Os médicos Marcos Flávio Ghizoni e Jayme Augusto Bertelli foram homenageados na noite desta quarta-feira (19) com sessão especial realizada no Palácio Barriga Verde por suas contribuições no desenvolvimento da medicina. A solicitação para a solenidade partiu do presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), e pela Mesa da Assembleia Legislativa.

Naturais de Urubici e Florianópolis, respectivamente, Ghizoni e Bertelli são responsáveis pela criação de uma inovadora técnica cirúrgica no campo da neurologia, que tem apresentado importantes resultados na recuperação do movimento das mãos em pessoas com tetraplegia.O procedimento já foi publicado em mais de 50 revistas especializadas e apresentado em conferências em diversos países, obtendo o reconhecimento dos maiores especialistas da área. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, onde os profissionais atuam, é uma das únicas unidades médicas no mundo onde a cirurgia é realizada.

Em seu pronunciamento, Ponticelli destacou o profissionalismo e o comprometimento com a população catarinense demonstrado pelos dois médicos, que permanecem atuando no Sul do estado apesar dos convites para se transferirem para os grandes centros. “São dois ‘papas’ da neurocirurgia, que têm paixão pela medicina e por preservar a vida e levam essa causa muito adiante das questões financeiras. Esta Casa tem a obrigação de fazer este reconhecimento”.

Os dois profissionais, afirmou Jailson Lima (PT), mostraram que é possível fazer ciência e trazer inovações no interior do país, legado que será transmitido aos futuros médicos catarinenses. “Marcos Ghizoni e Jayme Bertelli permitiram fazer sonhar, pois às vezes não é preciso grandes aparatos tecnológicos para fazer medicina, mas razão, paixão e disciplina”.

Pesquisa de ponta em solo catarinense
O neurocirurgião Marcos Ghizoni afirmou que os primeiros trabalhos relacionados à cirurgia de reversão da lesão do plexo braquial remontam há 17 anos, quando entrou em contato, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), com Jayme Bertelli, especialista em cirurgia neurovascular que voltava ao Brasil após um período de estudos. Além da carga de conhecimentos que se complementavam, afirmou Ghizoni, houve entre os dois uma concordância de ideias que permitiu o desenvolvimento de novas técnicas, como a ressecação de tumor cerebral.

O reconhecimento internacional, entretanto, veio com o desenvolvimento da microcirurgia do plexo braquial (conjunto de nervos localizado na região do pescoço e responsável pelo movimento dos braços e mãos). Atualmente os dois médicos atendem a pacientes de diversas regiões do país, sobretudo vítimas de acidentes automobilísticos. “O resultado deste trabalho é muito gratificante. Não dá para descrever a sensação de poder devolver os movimentos às pessoas”, disse Ghizoni.

Há 20 anos, explicou Jayme Bertelli, grande parte de pacientes com estes problemas tinham seus membros simplesmente amputados por falta de procedimentos eficazes para a recuperação. Ele comparou a técnica com o trabalho realizado por eletricistas. "Somos eletricistas do corpo humano, pois tratamos dos fios do corpo, os nervos. Esta técnica devolve a dignidade às pessoas, que podem voltar a se alimentar sozinhas e manipular objetos".

Para o reitor da Unisul, Sebastião Salésio Heret, instituição onde Ghizoni e Bertelli lecionam e realizam pesquisas, os avanços conquistados são um orgulho para todo o estado catarinense e uma esperança de vida para inúmeras pessoas. Heret disse ainda que as inovações só foram possíveis graças à dedicação e renúncia dos dois profissionais. ”São pessoas que se propuseram a buscar soluções que vão além da rotina, comprometidos na busca de soluções. Para ser médico, não basta ter técnica, é preciso ter compaixão, característica reconhecida dos dois homenageados”, disse.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar