Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2024 - 15h33min

Assembleia concede moção para árbitro catarinense Kléber Lúcio Gil

Imprimir Enviar
Kléber Lúcio Gil, com o certificado, deputado Fernando Krelling e árbitros da FCF
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Alesc, acolhendo proposição do deputado Fernando Krelling (MDB), concedeu moção de aplauso nesta terça-feira (26) para o árbitro de futebol Kléber Lúcio Gil. A homenagem se dá pelos 27 anos de trabalho e contribuições para a modalidade, até a sua aposentadoria em janeiro deste ano. 

Segundo o deputado proponente, o profissional chegou em “patamares altíssimos do esporte de Santa Catarina”. Krelling ainda destacou a importância de todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos esportes. “O esporte não é apenas o atleta que está dentro de campo, dentro da quadra, ou de uma pista de atletismo, tem todo o ecossistema esportivo. E a arbitragem faz parte do ecossistema esportivo”.

Gil disse sentir-se recompensado com a homenagem, “sempre onde estive pude levar o nome do meu estado, da minha cidade, da minha família e hoje poder ser lembrado ser pelo Parlamento é um grande orgulho, uma grande honra”.

O arbítrio despediu-se dos gramados em 16 de janeiro deste ano, quando apitou a final da Recopa Catarinense entre Criciúma e Marcílio Dias, no estádio Heriberto Hülse. Em fevereiro assumiu o trabalho como instrutor de formação de árbitros na Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Na nova função disse ainda estar situando-se e que há desafios para evoluir a formação dos profissionais da arbitragem. “Às vezes as pessoas pensam que é só escalar um árbitro para um jogo, mas tem que preparar esse árbitro, treinar, quase como um atleta.”

Sobre Kleber Lúcio Gil
Entre 2013 e 2022 Kleber Lúcio Gil foi árbitro pela  Federação Internacional de Futebol (Fifa), atuando nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, 2018 e 2022. No mesmo período, Gil fez parte do quadro da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e foi escalado em 44 partidas da Copa Libertadores e em 29 da Sul-Americana.

Além disso, como árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o profissional atuou em 272 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o assistente esteve em três finais: 2016, 2020 e 2022.

Nascido em Florianópolis, Kleber Lúcio Gil iniciou a carreira como árbitro da FCF no ano de 1996. Desde então, foram 210 jogos na Série A do Campeonato Catarinense, trabalhando em seis finais do campeonato estadual.


Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Voltar