Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2014 - 09h31min

Assembleia comemora 50 anos da Univali com sessão solene em Itajaí

Imprimir Enviar
Sessão solene foi realizada no campos central da universidade. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Os 50 anos de fundação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram comemorados com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (21), no campus central da instituição, em Itajaí. Ex-reitores, professores, funcionários, alunos e autoridades acompanharam a homenagem, realizada no Teatro Adelaide Konder.

Fundada em 16 de setembro de 1964 como Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, a Univali adquiriu o status de universidade em 21 de março de 1989 e, desde então, transformou-se numa das maiores instituições comunitárias de ensino de Santa Catarina e do país. Atualmente, conta com nove campi, 25 mil alunos espalhados em 70 cursos de graduação, mais de 50 de especialização, além de nove mestrados e seis doutorados.

O deputado Serafim Venzon (PSDB), juntamente com os parlamentares Dado Cherem (PSDB) e Volnei Morastoni (PT), foi o proponente da homenagem. Todos apontaram a importância da instituição no desenvolvimento social e econômico da região da Foz do Vale do Itajaí.

"Foi com muita honra que sugeri essa sessão solene", disse Venzon. "A Univali é motivo de orgulho não só para Itajaí, mas para toda Santa Catarina, pois leva o nome do nosso estado para todo o país e até para o exterior".

Venzon destacou, ainda, o pioneirismo da instituição da interiorização do ensino superior no estado. Dado Cherem também ressaltou essa característica da Univali. "Além disso, ela (Univali) é referência não só no ensino, mas na prestação de serviço à comunidade, principalmente na saúde. Tudo isso ajudou a transformar Itajaí e região em padrão de excelência", afirmou Dado.

Volnei Morastoni, que foi prefeito de Itajaí e professor na Univali, afirmou que o crescimento do município tem relação direta com a expansão da universidade nos últimos 50 anos. "A Univali contribui na formação de líderes para a nossa comunidade. Tem um compromisso sério com várias áreas, entre elas a saúde, na formação de profissionais, na pesquisa e na assistência à população", disse.

Responsável pela condução da sessão solene, o presidente em exercício da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que a homenagem à Univali abre uma série de comemorações ao cinquentenário das instituições de ensino superior que fazem parte do Sistema Acafe, já que a maioria delas foi fundada entre 1964 e 1966.

"A Univali também contribuiu para transformar Santa Catarina no estado pujante que é, que se diferencia do restante do país, principalmente na preocupação em espalhar o ensino superior pelo interior. Isso ocorreu há 50 anos e foi fundamental para que nosso estado crescesse de forma hegemônica", afirmou Ponticelli.

Durante a solenidade, a Assembleia Legislativa homenageou ex-reitores, diretores dos nove campi da Univali, além de professores, funcionários da instituição e ex-prefeitos de Itajaí que foram responsáveis pelo crescimento da universidade, entre eles os já falecidos Eduardo Cabral Canziani, que administrou Itajaí na época da criação da instituição, e Julio Cesar, governante na década de 70. João Macagnan, prefeito à época da elevação da Univali à condição de universidade, também foi homenageado.

Uma das homenageadas, a atual vice-reitora da Univali, professora Amândia Maria de Borba, fez um resgate histórico da trajetória da instituição e citou nominalmente as várias pessoas que foram responsáveis pelo crescimento da universidade. "A Univali, ao atingir a maturidade dos 50 anos, eleva-se ao status de excelência graças à experiência histórica de homens e mulheres que não fariam o possível se não tivessem tentado o impossível", ressaltou.

O professor Mário Cesar dos Santos, reitor da Univali, lembrou dos desafios da universidade para os próximos 50 anos. "Sabemos que até aqui a responsabilidade de oferecer um ensino superior de qualidade foi cumprida, o que fez a Univali se destacar e fez muitos de seus egressos se destacarem em várias áreas. Isso mostra que caminhamos para um futuro alvissareiro".

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar