Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/11/2017 - 17h06min

Aprovado projeto que limita crescimento das despesas de SC por dois anos

Imprimir Enviar
Servidores estaduais protestam durante discussão do PL que restringe crescimento dos gastos

Os deputados aprovaram, por 23 votos a 7, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que limita o crescimento das despesas correntes do governo estadual à variação da inflação pelo período de dois anos. A votação ocorreu na sessão desta terça-feira (14), sob protestos de representantes de sindicatos e associações de servidores públicos estaduais, como o SindSaúde, Aprasc e Sinte, que lotaram as galerias para acompanhar a discussão.

O PL 350/2017 tramitava em regime de urgência na Assembleia desde setembro. Ele foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e estava na Comissão de Finanças e Tributação. Antes de ir a plenário, deveria ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Mas como o prazo para apreciação nas comissões se esgotou, o presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP), avocou o projeto para plenário, como determinam a Constituição Federal (artigo 53) e o Regimento Interno da Alesc (artigo 216).

Os contrários à proposta afirmam que ela vai congelar os gastos com áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública, pelo período de dois anos, além de provocar o achatamento dos salários dos servidores estaduais. Os favoráveis justificaram que a medida é necessária para evitar que Santa Catarina tenha, no curto e médio prazos, dificuldades, como as enfrentadas por Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, como atraso no pagamento de salários.

A deputada Luciane Carminatti (PT) e o deputado Fernando Coruja (PMDB) protestaram contra o fato do PL não ter sido apreciado na comissão de mérito, a de Finanças e Tributação. A parlamentar lamentou não ter sido aprovada a realização de uma audiência pública, na comissão, para discutir a matéria.

“Fomos impedidos de fazer o debate e por isso não podemos apresentar emendas em plenário. Esse é outro golpe que estão aplicando contra os trabalhadores”, disse Luciane. “Agora, o que já está ruim, como fila de espera por cirurgias, escolas fechadas, falta de policiais, vai ficar ainda pior.”

Coruja afirmou que o Estado deve renegociar suas dívidas com a União, porém, por ter autonomia, não é obrigado a aceitar as condições impostas, como o congelamento dos gastos. Já Ana Paula Lima (PT) afirmou que o Estado não poderia congelar as despesas enquanto concede “benefícios fiscais imensos, maiores que os gastos com saúde e educação.”

Coruja ainda apresentou um destaque, votado em plenário, que pedia a retirada do artigo 2º do projeto, que trata justamente do atrelamento das despesas à variação da inflação. O pedido foi rejeitado por 20 votos a 7.

O deputado Roberto Salum (PRB) ocupou a tribuna para se posicionar contra o projeto. Ele isentou os deputados de culpa, mas responsabilizou a CCJ pela demora na apreciação da matéria. Em seguida, como forma de protesto, retirou-se do plenário.

Imposição
O líder do governo na Alesc, deputado Darci de Matos (PSD), afirmou que a aprovação do PL é uma imposição da União. A rejeição da matéria poderia retirar R$ 7 bilhões dos cofres catarinenses, uma vez que a renegociação acordada com o governo federal prevê carência e alongamento da dívida (leia mais abaixo) e exige, como contrapartida dos estados, o controle das despesas primárias.

Darci não concorda que haverá congelamento dos gastos. “Será aplicada a inflação, e os salários poderão ser corrigidos conforme a inflação”, disse. Para ele, a medida vai impedir que Santa Catarina tenha problemas no futuro, como já enfrentam outros estados. “Não estamos votando contra o servidor, mas garantindo o futuro do estado. As transferências constitucionais estão garantidas”, completou.

Kennedy Nunes e Gelson Merisio (PSD) também se manifestaram pela aprovação do projeto. Merisio afirmou que a aprovação é necessária para que os servidores continuem recebendo seus salários em dia e para que os próximos governadores tenham condições de pagar as contas do Estado. “Não vamos votar com medo das vaias da tribuna”, disse.

O PL 350/2017 foi aprovado em turno único e também já teve a Redação Final aprovado. Ele segue para a sanção do governador Raimundo Colombo.

Condições
O projeto aprovado pelos deputados foi elaborado pela Secretaria de Estado da Fazenda e chegou à Assembleia em 12 de setembro. Ele autoriza o Poder Executivo a alongar a dívida com União pelo prazo de 240 meses, alterar o cálculo das parcelas das dívidas a serem pagas no período de julho de 2016 a junho de 2018 com carência e redução nos prazos, entre outras providências. Atualmente, esse montante chega a R$ 9,5 bilhões.

A renegociação das dívidas dos estados com a União foi autorizada pela Lei Complementar Federal 156/2016, que estabeleceu o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. Essa lei estabelece as regras para a renegociação dos débitos e definiu que entre julho e dezembro de 2016, os estados não precisariam pagar as parcelas de suas dívidas com a União.

A partir de janeiro de 2017, o governo federal concedeu desconto nos pagamentos mensais, que começou em 94,73% e vem sendo reduzido mês a mês, até chegar a 5,26% em junho de 2018. A partir de julho de 2018, as parcelas voltam a ser pagas na integralidade.

A lei complementar federal também estabeleceu, no artigo 4º, que, para ter direito à renegociação, os estados e o Distrito Federal deverão estabelecer a limitação à inflação, pelo prazo de dois anos, do crescimento anual de suas despesas primárias correntes, ou seja, limitar o aumento dos gastos necessários para a manutenção dos serviços públicos estaduais (saúde, segurança pública, educação, etc.), com investimentos e com a folha de pagamento.  A legislação estabelece que o índice inflacionário para corrigir o crescimento das despesas será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No entanto, estão excluídas dessa limitação as transferências constitucionais aos municípios e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Caso os estados não controlem esse crescimento de despesas, deverão restituir à União o que deixou de ser pago durante o período de isenção e desconto nas parcelas mensais da dívida, em valores corrigidos.

O prazo de dois anos no crescimento das despesas passará a ser contado assim que Santa Catarina e a União celebrarem os termos aditivos para a renegociação da dívida, o que ocorrerá somente após a sanção da lei pelo governador Raimundo Colombo.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar