Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2015 - 11h48min

Aniversário de 50 anos da Udesc é destacado pelos parlamentares na tribuna

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quinta-feira (28). FOTOS: Yuri Santos/Agência AL

A celebração dos 50 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) repercutiu na tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28). A universidade foi homenageada em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa na noite de quarta-feira (27). O deputado Serafim Venzon (PSDB) destacou a participação da Udesc no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, estendendo a homenagem a seu corpo de profissionais e alunos. Venzon ressaltou o papel que a Udesc desempenhou na formação de professores, quando o Ministério da Educação passou a exigir licenciatura em Pedagogia.

Em aparte, Natalino Lázare (PR) reconheceu a importância da Udesc, mas salientou que o ensino universitário gratuito precisa ser expandido para contemplar todas as regiões catarinenses. Já o deputado Cesar Valduga (PCdoB) ressaltou que a instituição foi pioneira na interiorização do ensino superior público e gratuito em Santa Catarina.

Agricultura
Natalino Lázare comentou a realização de reunião da Comissão de Agricultura, na última semana, na qual foi decidida a criação da Frente Parlamentar do Agronegócio Catarinense, com a finalidade de estreitar o contato da Assembleia legislativa com as entidades que representam a agricultura em Santa Catarina. “O setor primário representa 20% do PIB ]Produto Interno Bruto de Santa Catarina]”, enfatizou. O deputado destacou que muito ainda precisa ser feito pelos agricultores, como por exemplo, aperfeiçoar o seguro agrícola, melhorar a energia elétrica, a internet e a condição viária.

Neodi Saretta (PT) informou que nesta quinta-feira, na assembleia da Organização Internacional de Saúde Animal, em Paris, Santa Catarina está recebendo o certificado de área livre da peste suína clássica. O atestado de sanidade é importante, na avaliação do parlamentar, porque a produção de suínos tem relevância na cadeia produtiva catarinense. “Cada vez mais os países estabelecem barreiras sanitárias, por isso mais do que nunca precisamos estar atentos a esse aspecto”, destacou. O certificado possibilitará o aumento das exportações do produto. Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por 68% das exportações de carne suína no Brasil.

Haitianos
Dirceu Dresch (PT) afirmou que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, está acompanhando de perto a situação dos haitianos e outros estrangeiros que têm escolhido o Brasil para trabalhar. Frisou que os fluxos migratórios são normais em todo o mundo, em especial pela exclusão provocada pelo sistema capitalista. “Eu mesmo sou fruto da migração de alemães que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. E muito catarinenses já fizeram o caminho inverso, saindo daqui para trabalhar em outros países, em busca de oportunidades”, refletiu. Para o deputado, é preciso garantir condições dignas de acolhimento dos imigrantes. Por outro lado, destacou que as empresas têm interesse nessa mão de obra porque são trabalhadores muito sérios e dedicados e, portanto, devem ter seus direitos assegurados.

Jaguaruna
Luiz Fernando Vampiro (PMDB) relatou a realização, na quarta-feira (27), de audiência pública pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente sobre o gerenciamento costeiro de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. O município tem mais de 40 mil quilômetros de margem litorânea, conforme Vampiro, e sofre processos de ocupação irregular em seu território, que possui aspectos específicos como áreas de preservação e de marinha. “Foi uma audiência pública de resolutividade”, classificou o deputado. Em aparte, Gean Loureiro (PMDB) destacou a presença maciça dos deputados da bancada do Sul e as demais autoridades presentes. Ele elogiou o Ministério Público, que busca um processo consensual de negociação para resolver os problemas locais e criar um regramento de uso do solo.

Desagravo
A deputada Ana Paula Lima (PT) lamentou na tribuna que uma moção de sua autoria, em desagravo à vereadora Marli Leandro, de Brusque, e à deputada federal Jandira Feghali, duas parlamentares que sofreram violência verbal de colegas no desempenho de suas funções. “A violência verbal é ofensiva a todas as mulheres e a todos os homens, é um machismo que não podemos admitir. A vereadora e a deputada Jandira foram agredidas dentro dos parlamentos em que foram incumbidas de representar a população.” Com a rejeição no plenário, Ana Paula informou que a moção será encaminhada pela bancada feminina.

Alemanha
O deputado Kennedy Nunes (PP) falou sobre viagem recente que fez à Alemanha, representando a Assembleia Legislativa, em especial sobre visita técnica ao Porto de Hamburgo. O porto tem capacidade para receber 225 navios simultaneamente, pois tem 53 quilômetros de áreas de berços. O deputado fez um comparativo local com o Porto de Itajaí, que tem 750 metros de berços. Recentemente, uma equipe do Porto de Hamburgo esteve no Porto de Itapoá para observar técnicas locais, por isso Kennedy destacou a importância de intercambiar práticas e conhecimentos. “Quem pensa que o sair do estado para levar e trazer informação é perda de tempo está muito enganado. É preciso fazer isso, e Santa Catarina se beneficia muito dessas missões internacionais”, disse. 

Serafim Venzon também relatou uma viagem à Alemanha, iniciativa particular, na qual pôde observar a capacidade de produção de energia a partir de biogás e outras fontes alternativas para abastecimento de carros e geração de energia elétrica. Conforme Venzon, a geração fotovoltaica naquele país tem menor potencial produtivo que a do Brasil, em função da localização geográfica. “No entanto, há parques fotovoltaicos enormes ao longo das estradas, assim como geradores eólicos, exemplificou.

Troféu
Leonel Pavan (PSDB) representou o governo do Estado na solenidade de comemoração dos 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São José. Naquele evento, Pavan recebeu um troféu em nome do governador. A crise econômica também foi assunto do parlamentar na tribuna. Na opinião do parlamentar, o Brasil vive a pior crise de sua história. “Precisamos reagir, precisamos ter autoestima, mostrar o nosso produto. Precisamos fazer uma reação ao inverso, não podemos nos acomodar”, sugeriu.

Comitiva italiana
A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira a visita do ex-governador da província de Belluno e ex-secretário de Estado de Vêneto, Oscar De Bona. Em manifestação na tribuna, durante a suspensão da sessão ordinária, ele destacou acordos internacionais firmados com municípios catarinenses e o Estado de Santa Catarina, iniciativas de colaboração e diversos projetos voltados à promoção da cultura e da gastronomia italianas.

O novo desafio é a abertura de mercado no Brasil para o queijo piave, produzido na província de Belluno, no Extremo Norte da região de Vêneto. "É um produto excepcional, com sabor particular, que alia tradição à tecnologia. Tem a sua qualidade reconhecida e é apreciado em diversos mercados internacionais, como os Estados Unidos", disse o empresário Matteo Bortoli.

Os parlamentares degustaram o queijo e acompanharam a exibição de um vídeo sobre o processo de fabricação do produto, que tem a Denominação de Origem Protegida (DOP).

A comitiva italiana, composta também por Chiara Brandalise, foi saudada pelos deputados Serafim Venzon (PSDB), Doutor Vicente Caropreso (PSDB), Leonel Pavan (PSDB) e Kennedy Nunes (PSD).

Lisandrea Costa
Agência AL

Saiba Mais

Voltar