Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/08/2018 - 12h27min

Alesc sedia seminário em comemoração aos 45 anos da União dos Vereadores

Imprimir Enviar
As atividades vinculadas ao seminário prosseguem na parte da tarde com um ato parlamentar da Assembleia Legislativa, às 14h, em homenagem a Uvesc

Para marcar a passagem dos seus 45 anos de criação, a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) promove, entre os dias 1º e 3, um seminário estadual com diversas palestras técnicas e apresentações de ações voltadas ao aprimoramento da atuação parlamentar nos municípios.

Outro destaque do evento, que acontece no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, é a abertura de um espaço na manhã de sexta-feira para que os pré-candidatos à presidência da República apresentem as suas propostas. Foram convidados Rodrigo Maia, Jair Bolsonaro, Álvaro Dias, Gleisi Hoffmann, Manuela D’Ávila, Aldo Rebelo, Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles.

Na abertura, o presidente da Uvesc, Adelar Provenci (Kiko), que também cumpre mandato como vereador em Herval d’Oeste, destacou a atuação da entidade, que foi fundada em 04 de agosto de 1973 e atualmente congrega 90 câmaras municipais, além de manter parcerias com diversos órgãos e instituições públicas, tais como a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Eleitoral e Interlegis, do Senado Federal. “Nesses 45 anos a Uvesc sempre prezou pela transparência e honestidade em suas ações, trabalhando fortemente na capacitação de vereadores e fortalecimento dos legislativos municipais, pois acreditamos que é a partir disso que teremos uma boa política nas cidades e, consequentemente, nos estados e no país.”

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), que representou a Assembleia Legislativa no encontro, afirmou que o vereador é o representante do poder público mais próximo da população, para quem o cidadão apresenta suas demandas e sugestões.

Ainda conforme Sopelsa, os edis também desempenham importante papel de elo entre a sociedade e o Parlamento estadual.  “A Assembleia Legislativa, os deputados estaduais, com certeza, cada um dentro das suas bases e dos seus contatos, têm sempre um vereador como a pessoa principal nas informações, nas realizações, nas ações e no trabalho que desempenham.”

Já o deputado Neodi Saretta (PT), ressaltou a atuação da Uvesc na capacitação dos legislativos municipais. “É importante que os vereadores possam ter esses fóruns de debates, essas entidades representativas, para debater ações, projetos para os municípios e eventos que os possibilitem desempenhar da melhor forma possível os mandatos junto as suas respectivas câmaras de vereadores.”

Big data e arrecadação

A primeira palestra realizada no âmbito do seminário teve como foco a utilização do big data pelas administrações municipais, ministrada por Bernardo Meirelles, que atua em uma empresa do ramo de tecnologia. 

Na ocasião, Meirelles definiu big data como a análise e cruzamento de grandes volumes de dados com um objetivo específico. De acordo com ele, apesar de todo o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos na área da tecnologia de informação, o big data ainda é desconhecido de grande parte das prefeituras catarinenses, que poderiam utilizá-lo como ferramenta para incrementar a arrecadação pública.

“Os municípios em si concentram muitos dados que geralmente são subutilizados. Se os cruzássemos com outras informações sobre pessoas e empresas que estão disponíveis no mercado brasileiro, poderíamos ter respostas de negócios que apontassem, por exemplo, para uma fiscalização na Fazenda, a recuperação de dívidas na Procuradoria de maneira mais assertiva, ou para se diminuir as perdas operacionais na área da Saúde. Com esse cruzamento de dados poderíamos conseguir, efetivamente, mitigar perdas e aumentar a arrecadação”, frisou.

As atividades vinculadas ao seminário prosseguem na parte da tarde com um ato parlamentar da Assembleia Legislativa, às 14h, em homenagem a Uvesc. Já às 14h15, acontece a palestra “Programa Saúde Fiscal dos Municípios", proferida pelo promotor de Justiça do MP-SC, Giovanni Andrei Franzoni Gil e às 16h15 o tema em foco será "Violência Doméstica", com exposição da desembargadora Salete Silva Sommariva.

A programação completa pode ser acessada neste link

Alexandre Back
Agência AL

Voltar