Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2019 - 17h01min

Alesc recebe exposição da Escola Pequeno Picasso, de Penha

Imprimir Enviar
Deputados Laércio Schuster, Fabiano da Luz e Mauro de Nadal na abertura da mostra
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O espaço didático cultural da Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta terça-feira (8) a mostra infantil intitulada Arte que Transforma, composta por 28 obras criadas por crianças com idades entre quatro a 13 anos da Escola Pequeno Picasso Espaço de Arte, de Penha. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 22 de outubro, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

A educadora Vanessa Petermann, uma das responsáveis pela exposição e pela escola, explica que as crianças criaram obras em pinturas em tela, mosaicos, aquarelas, desenhos, peças de modelagem com material reciclado e peças de tecelagem como: cachecol, bolsas, panos e mandalas. De acordo com a professora Vanessa, o tempo de criação dos trabalhos depende de acordo com a técnica utilizada. “No geral, algumas peças demoram cerca de ano para serem concluídas e outros meses, outras em algumas horas.”

Vanessa relata que cada oficina da escola tem os seus métodos e ferramentas para desenvolver e atingir as diferentes potencialidades de cada criança, cabendo aos profissionais envolvidos no processo de aprendizagem junto dos terapeutas colocar em prática as atividades. Cabe também ao discente estar receptivo para aprender, produzir as obras de arte. “A relação da criança com a obra de arte é muito importante, pois mostra o quanto está desenvolvida. Para a criança, a obra de arte faz parte dela, como extensão de si mesma, ela produz, ela sente, ela é.”

A exposição foi viabilizada por intermédio do deputado Fabiano da Luz (PT), com organização da Gerência Cultural da Assembleia Legislativa. Essa é a primeira vez que uma escola de Penha expõe no local. A Escola Pequeno Picasso atende alunos no contraturno escolar, tendo como principais objetivos o desenvolvimento integral da criança e adolescente, nas áreas sociais, psicológicas e motoras, tendo a arte como meio de expressão e utilizada no processo de aprendizagem e ferramenta principal para obter os resultados.

Voltar