Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/07/2016 - 11h23min

Sessão especial homenageia centenário de Carlos Joffre do Amaral e Grupo SCC

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

O centenário de Carlos Joffre Amaral, fundador do Sistema Catarinense de Comunicações (Grupo SCC), foi celebrado na noite de quarta-feira (13), em sessão especial na Assembleia Legislativa. O evento também comemorou os 77 anos do Grupo SCC e os 35 anos do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Como primeira afiliada da rede de televisão do empresário Sílvio Santos, o SCC comemora junto o início das transmissões do canal em Santa Catarina.

A solenidade, realizada por iniciativa do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), reuniu familiares do homenageado, empresários, políticos e funcionários do Grupo SCC no Plenário Deputado Osni Régis. O parlamentar destacou o legado deixado por Carlos Joffre Amaral para a comunicação no estado. "Seu espírito empreendedor foi fundamental para o desenvolvimento catarinense", ressaltou. "Uma grande figura do setor de comunicação, que veio de São Paulo com 23 anos de idade, em 1939. Naquela época não havia rádios e ele espalhou a novidade. Instalou alto-falantes pela cidade e a população recebia notícias do mundo inteiro através do programa 'Voz do Cidade'".

Em 1947, o empresário fundou a Rádio Clube de Lages, que deu início à criação de uma empresa genuinamente catarinense de comunicação. Atualmente, o Grupo SCC é composto também pelas rádios CBN de Lages, Gralha Azul, além do SBT-SC, Direta Telecomunicações e MVA TV por Assinatura.  O vice-presidente do Grupo SCC, Carlos Joffre do Amaral Neto, agradeceu a homenagem feita pela Assembleia e todos que fizeram parte da história da empresa. "Somos um grupo de comunicação que nasceu do interior, um dos mais antigos do Brasil, e hoje é um momento que só temos a agradecer."

O presidente do Grupo SCC, Roberto Rogério do Amaral, também agradeceu e falou sobre a importância da homenagem. "Para nós, o que vale é o reconhecimento pela sociedade catarinense, pelo apoio que sempre recebemos, desde os tempos do pai até hoje. Essa é uma via de duas mãos que muito nos gratifica e nos dá a certeza de continuarmos, através dos meus filhos, este trabalho que temos feito pelas comunicações de Santa Catarina."

A solenidade que também homenageou o SBT contou com a presença de Daniel Abravanel, diretor de afiliadas da rede de televisão. O aniversário do Sistema Brasileiro de Televisão, que será comemorado em agosto, foi lembrado pelo diretor. "Com este evento iniciamos as comemorações desde já. Ainda devem vir muitas novidades daqui para frente. É muito importante estar aqui no estado porque é difícil chegar aos 35 anos. Este é um ano comemorativo e só temos a agradecer."

Participaram da sessão especial também os deputados Leonel Pavan (PSDB), Ricardo Guidi (PSD) e Ivan Naatz (PDT).

Personalidades homenageadas
Durante a solenidade, foram homenageadas personalidades que representam o grupo no estado:

  • Ilse Machado do Amaral, representando o esposo, Carlos Joffre Amaral (in memoriam)
  • Roberto Rogério do Amaral, representando o Grupo SCC
  • Daniel Abravanel, representando o SBT
  • Carlos Joffre do Amaral Neto e Roberto Dimas do Amaral, representando o SBT-SC
Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar