Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2013 - 15h56min

Alesc Inclusiva: estagiários tomam posse e iniciam atividades na próxima semana

Imprimir Enviar
Posse dos Estagiários do Programa Alesc Inclusiva. Foto: Juliana Stadnik /AgênciaAL

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), a Assembleia Legislativa deu um passo histórico: a contratação dos primeiros 10 estagiários com deficiência do Programa Alesc Inclusiva, lançado neste ano. O ato foi celebrado na manhã desta quinta-feira (19) no Gabinete da Presidência com a participação dos novos servidores do Parlamento, familiares e representantes de diversas instituições sociais. O presidente Joares Ponticelli (PP) deu posse aos estagiários acompanhado do deputado José Nei Ascari (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável pela ação.

Ponticelli ressaltou a importância e a representatividade da ação, que pode servir de modelo para outros órgãos públicos e para a iniciativa privada. “Estamos muito felizes com a presença de vocês aqui, o que será muito importante para nós deputados e para os servidores da Casa. Vamos nos tornar mais humanos e mais sensíveis pela causa”, declarou. Segundo o presidente do Legislativo, a seleção foi baseada em critérios técnicos e sem indicações políticas. “Vocês estão aqui para trabalhar e para contribuir com o Parlamento”, disse aos estagiários.

Os avanços da Assembleia Legislativa pela causa da inclusão foram lembrados por Ponticelli, que remeteu ao ano de 2007, na gestão de Júlio Garcia, quando o Palácio Barriga Verde recebeu as primeiras adaptações para incluir os deficientes. Falou da criação da comissão específica para tratar do tema na gestão de Gelson Merisio e destacou os avanços alcançados neste ano, como a implantação do Alesc Inclusiva, da tradução das sessões para libras e de um tradutor eletrônico na biblioteca para deficientes visuais.

“Cada presidente tem que fazer um pouco mais. Porque em muitos anos pouco se fez pela causa”, disse Ponticelli ao agradecer a participação de diversas entidades com a Federação das Apaes, Fundação Catarinense de Educação Especial, Associações de Surdos e Cegos e o CIEE. Destacou ainda o trabalho efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O deputado José Nei disse que é um dia histórico pela causa com a iniciativa da Assembleia Legislativa, que vem saindo do discurso para ações práticas. “Estamos celebrando esta inclusão que representa a dignidade. A expectativa agora é evoluirmos neste caminho que é longo”, declarou.

Atividades começam na segunda
O massoterapeuta Kleber Eduardo Rodrigues, de 29 anos, é estudante do 6º período do curso de Naturologia Aplicada da Unisul. A oportunidade no Parlamento é a primeira na nova área de atuação de Kleber, que é cego. “Agradecemos esta oportunidade e a abertura para mostrarmos nossos valores e competências. Esperamos uma troca de experiências e que este programa seja copiado em mais regiões do estado”, declarou em nome dos colegas.

Jackson Pereira também tem 29 anos e deficiente visual, cursa Engenharia Sanitária e Ambiental na Unisul. Ele acredita que o estágio será um complemento para os estudos e habilidades adquiridos no curso. “Já estou na oitava fase e só agora tenho a oportunidade de fazer estágio na minha área. Por isso estou muito feliz”, resumiu. Participaram da seleção 18 deficientes e 10 foram selecionados para a primeira etapa do Pograma Alesc Inclusiva. O estágio é de um ano, prorrogável por mais um.

Segundo Ponticelli, o programa foi inspirado na iniciativa da Câmara Municipal de Joinville e também no Programa Antonieta de Barros que há nove anos recruta estagiários em situação de vulnerabilidade social. “O PAB é uma ação maravilhosa e que nos serviu de inspiração, bem como a ação em Joinville”.

O programa Alesc Inclusiva tem parceria firmada com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). Cada estagiário terá carga de 20 horas semanais, e receberá auxílio financeiro mensal na forma de bolsa de trabalho, além dos benefícios já concedidos aos outros estagiários da Assembleia.

Conheça os estagiários
- Roberta Worner (Ensino Médio) tem deficiência múltipla e vai estagiar na Coordenadoria de Publicação.
- Luiz Gustavo Sada Monteiro (Ensino Médio) tem deficiência física e vai estagiar na Coordenadoria Gráfica.
- Leonardo Aginaldo Alves (Ensino Técnico) tem deficiência auditiva e vai estagiar na Coordenadoria de Comunicação Social.
- Felipe Hawerroth Hoerpes (Letras) tem baixa visão e vai estagiar na Consultoria Legislativa.
- Ivan Tadeu Gomes de Oliveira (Ciências Sociais) tem deficiência física e vai estagiar no Centro de Memória.
- Michelli Jacinto Frasson (Fisioterapia) tem deficiência visual e vai estagiar na Coordenadoria de Saúde.
- Jackson Pereira (Engenharia Sanitária e Ambiental) tem deficiência visual e vai estagiar na Coordenadoria de Serviços Técnicos.
- Suélen Andrade (Biblioteconomia) é cadeirante e vai estagiar na Biblioteca.
- Sandra Goldmeyer (Direito) tem deficiência física e vai estagiar na Presidência.
- Kleber Eduardo Rodrigues (Naturologia Aplicada) é cego e vai estagiar na Coordenadoria de Saúde.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar