Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2018 - 11h02min

Alesc celebra 50 anos das profissões de medicina veterinária e zootecnia

Imprimir Enviar
Os médicos veterinários e zootecnistas oferecem orientação aos produtores e à indústria, em atividades como a agricultura, suinocultura e bovinocultur

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira (15), uma sessão especial em homenagem aos 50 anos da regulamentação das profissões de medicina veterinária e zootecnia. A solenidade aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis e reuniu lideranças políticas, representantes de órgãos públicos e entidades de classe.

Na ocasião foram homenageados doze profissionais que contribuíram para o desenvolvimento das atividades, além de quatro instituições representativas das duas categorias.

Falando em nome dos homenageados, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), Marcos Vinícius de Oliveira Neves, observou que o médico veterinário, cuja atuação foi regulamentada por meio da lei federal 5.517, de 23 de outubro de 1968, é um profissional de ação ampla, a quem cabe desde a produção animal, até a clínica veterinária, pesquisa e intervenções no meio ambiente. “Podemos dizer que todas as questões relacionadas aos animais, basicamente, são de competência do médico veterinário.”

Já ao zootecnista, disse, cuja regulamentação e o campo de trabalho foram implementados por meio da lei federal 5.550, de 4 de dezembro de 1968, estariam vinculadas atividades mais ligadas às questões produtivas, tais como nutrição, bem-estar animal, melhoramento genético e cadeia de produção animal.

De acordo com o sistema CFMV/CRMVS, que fiscaliza o exercício das profissões, atualmente há cerca de 6.300 médicos veterinários e 200 zootecnistas atuando no estado.

Contribuição para Santa Catarina
O deputado Maurício Eskudlark (PR), que presidiu a sessão, ressaltou o papel desempenhado por médicos veterinários e zootecnistas para o desenvolvimento da produção de alimentos no estado. “Os médicos veterinários e zootecnistas oferecem orientação aos produtores e à indústria, em atividades como a agricultura, suinocultura, bovinocultura, aumentando a qualidade da produção que torna nosso estado destaque no país. Esta sessão é, portanto, um reconhecimento desta casa legislativa a estes profissionais que prestam um relevante serviço à sociedade catarinense.”

Da mesma forma, o presidente da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), Jorge Luiz Ramella, observou a contribuição das duas categorias para a conquista do atual estágio sanitário animal do estado, onde figura como destaque o reconhecimento internacional como região livre de febre aftosa sem vacinação há mais de uma década.  “Este trabalho confere a Santa Catarina um estado sanitário de alto nível, especialmente na suinocultura e avicultura, atividades em que estamos entre os maiores produtores e exportadores do país.”
 

Instituições e personalidades homenageadas

  • Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), representado pelo seu presidente, Marcos Vinícius de Oliveira Neves;
  • Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), representada pelo seu presidente, Jorge Luiz Ramela;
  • Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SC), representada pelo seu presidente, Rainere Gaertner;
  • Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representada por Adilson Luiz Schmitt;
  • Silas Maurício Cuneo Amaral, médico veterinário;
  • Marília Terezinha Sangoi Padilha, zootecnista;
  • Aury Nunes de Moraes, médico veterinário;
  • Claudinei Martins, médico veterinário;
  • Nelva Grando, médica veterinária;
  • Rudnei João de Souza, médico veterinário;
  • Alceu Mezzalira, médico veterinário;
  • Helenice Mazzuco, zootecnista;
  • Jaime João Regis, médico veterinário;
  • Pedro Jeremias Borba, médico veterinário;
  • Moacir Tonet, médico veterinário;
  • Abel Just, médico veterinário (in memoriam), representado pelo seu filho, Paulo Antonio Just.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar