Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2017 - 11h02min

Alesc apoia realização de seminário sobre energias renováveis em Chapecó

Imprimir Enviar
Modelo de parque híbrido de geração de energia eólica e solar. FOTO: Pixabay/Domínio público

O potencial das energias renováveis no Brasil, que atualmente correspondem a 41,2% da matriz energética do país, será debatido em seminário internacional nos dias 6 e 7 de junho em Chapecó, na região Oeste catarinense. A inscrição para participar do evento é gratuita.

A iniciativa é da Fundação Científica e Tecnológica de Energias Renováveis (FCTER), com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de universidades, empresas, entidades e outras instituições.

A programação é voltada para estudantes, professores e pesquisadores das áreas de ciência, inovação e tecnologia, empresários, servidores da administração pública e funcionários de instituições de pesquisa e desenvolvimento como Embrapa, Epagri e Sebrae.

Além de tratar do planejamento energético brasileiro, o seminário busca promover discussões sobre a produção e o uso eficiente de energias renováveis. Elas são caracterizadas pela utilização de recursos naturais não esgotáveis, como radiação solar, vento, chuva, marés e calor geotérmico.

Programação
Na terça-feira (6), após a cerimônia de abertura do seminário, está prevista a palestra do professor Luis Eduardo Palomino Bolívar, da Universidade do Contestado (UnC), intitulada “Todo conectado com menos energia”.

Na sequência, os professores da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) Eduardo Bueno, Liane da Silva Bueno e Rodrigo Vitto vão apresentar uma análise das condições eólicas na região Meio-Oeste de Santa Catarina.

À noite, a partir das 19 horas, o evento segue com a palestra de Mario Nicotera, que representa a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e o instituto italiano Habitech. O tema será o mercado fotovoltaico na Europa.

A última palestra do dia será com o professor Sérgio Vidal Garcia Oliveira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Ele vai tratar do processamento eletrônico de energia elétrica a partir de fontes alternativas renováveis.

O segundo dia de evento abre com uma apresentação sobre a produção de biogás em escala real a partir de dejetos suínos. O responsável é o professor Clenoir Antonio Soares, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). Em seguida, o conceito de ecohouse sustentável será abordado pelo professor João Barassal Neto, da Unidade Central de Educação Faem Faculdade (Uceff).

Outra palestra programada para quarta-feira (7) será feita pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) José Vladimir de Oliveira. O assunto em debate será a produção industrial de biodiesel.

O encerramento do seminário será com uma apresentação sobre turbina eólica sem pás convencionais e turbina eólica de efeito Magnus, do professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Maro Jinbo.

Serviço
O quê: 1º Seminário Internacional em Energias Renováveis
Quando: 6 e 7 de junho (terça e quarta-feira), das 13h30 às 22h
Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó
Quanto: gratuito
Programação e inscrição no site: https://www.sympla.com.br/i-seminario-internacional-em-energias-renovaveis-fcter__138331

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar