Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2014 - 10h29min

Abertura da ExpoLages 2014 é marcada por atos de apoio à pecuária

Imprimir Enviar
Corte do laço marca a abertura da principal feira do agronegócio de SC. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Nem o mau tempo que nos últimos dias castigou o município de Lages, na Região Serrana, afetou a maior feira do agronegócio de Santa Catarina. A ExpoLages 2014 teve sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (16), marcada por importantes compromissos firmados, relacionados ao setor da pecuária, agricultura, indústria, comércio e serviços. A solenidade de abertura foi realizada no Parque de Exposição Conta Dinheiro, onde acontece o evento até o próximo domingo (19), com exposições, julgamentos, leilões e palestras.  

Logo na abertura, houve a assinatura de documento apoiando o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o Programa de Apoio à Criação de Gado para abate precoce e a disponibilização de uma linha, dentro do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Corte, com crédito especial para aquisição de touros de raça de corte com maior qualidade e produtividade, o que potencializará a pecuária de corte em Santa Catarina.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Airton Spies, o projeto de lei que propõe a alteração no programa de abate precoce, criado em 1993 e que atende 1,2 mil produtores, tem o objetivo de atualizar a política de incentivos do governo neste setor, especialmente com relação à incorporação de tecnologias no sistema produtivo de pecuária de corte e o aprimoramento genético. “Serão considerados precoces os novilhos com até 30 meses de idade e peso superior a 240 quilos no caso dos machos e 210 para as fêmeas. ”, explicou.

Spies destacou que o projeto de lei que altera o programa de apoio ao abate precoce que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na próxima semana para avaliação dos parlamentares. O secretário explica que este é um incentivo que o estado dará àqueles agricultores que aderirem ao programa e produzirem bovinos de corte de alta qualidade, que são abatidos a uma idade de até 30 meses de idade. Com isso, vão receber um retorno daquele ICMS que o estado recolhe sob essa carne diretamente no bolso da agricultor. “Ganha o consumidor que terá carne de melhor qualidade e ganha o produtor que terá mais renda par produzir mais”, anunciou.

O secretário explicou que o programa de aquisição de touro das raças de corte visa aumentar a produção de carde bovina em Santa Catarina. Hoje, o estado importa 40% da carne bovina que consome, tendo, portanto, um mercado promissor pra aumentar a produção. Para o secretário, a genética é um fator essencial para produtividade, principalmente naquelas propriedades que têm bovinos mistos, e que se receberem touros com uma genética melhor para produzir mais carne, terão a oportunidade de aumentar a produção e produzir com  melhor qualidade.

Vitrine
O presidente da Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, ressaltou que a feira possui uma ampla programação e se caracteriza principalmente pela foça da sua pecuária , considerada a maior vitrine genética de Santa Catarina. “Realizada desde 1949, há 65 anos vem avançando através de um trabalho árduo buscando a melhora da genética como o melhoramento de todo rebanho do estado”, disse.

Na condição de organizador do evento, Pamplona destacou que o público vai poder visitar os 70 estandes montados ao longo da feira e estar em contato direto com 40 empresas. “Nosso destaque este ano é a realização da Semana da Ciência e Tecnologia, pelo serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).”, frisou. Ele salientou que todo um pavilhão será dedicado à área da tecnologia e às palestras da Expolider, que engloba também o Seminário Estadual do Sindicato, reunindo os presidentes de sindicatos rurais do estado todo, com um dia de palestras que abrangem a meteorologia, economia e a produção rural.

O prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), destacou que feira atrai turistas e investidores que aquecem a economia da região. “Temos aqui uma participação muito forte da indústria, comércio, onde vivemos hoje o melhor momento econômico da história de Lages com relação ao seu desenvolvimento econômico. Atualmente é possível ver as coisas acontecem na cidade com empresas se instalando e o desemprego desaparecendo”, revelou.
 
O evento contou com a presença da deputada federal Carmen Zanotto (PPS), e do deputado estadual eleito Gabriel Ribeiro (PSD), além de representantes da região no Legislativo estadual e na Câmara Federal.

Homenagem
Tradicionalmente o Sindicato Rural de Lages faz uma homenagem a figuras de destaque no setor. Neste ano,  o homenageado foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedroso. Após os pronunciamentos e a entrega da homenagem, as autoridades se deslocaram até a entrada principal do pavilhão de eventos para o corte do laço, ato que simboliza a abertura oficial da ExpoLages 2014.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar