Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/08/2018 - 14h31min

Abertura dos Jasc será no dia 7, mas disputas começam nesta sexta (31)

Imprimir Enviar
Pista Olímpica terá piso emborrachado para a disputa dos Jasc 2018. FOTO: Reprodução/TVAL

Apesar da cerimônia de abertura da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) estar marcada para a noite do dia 7 de setembro, em Caçador, as disputas por medalha terão início neste fim de semana, em Florianópolis, com duas modalidades: natação e remo. Isso ocorre porque a cidade sede dos jogos deste ano não conta com locais de competição adequados para essas duas modalidades.

As provas da natação começam nesta sexta-feira (31), no Clube 12 de Agosto, no bairro Coqueiros. São 16 cidades inscritas no masculino e 13 no feminino. As disputas seguem até domingo (2), sempre no período da manhã e da tarde.

Já o remo terá 13 municípios na briga por medalhas. As provas começam no sábado (1º) e prosseguem até domingo, no Parque Náutico Walter Lange, próximo à cabeceira insular das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.

As duas modalidades vão contar pontos para o quadro que definirá a cidade campeã dos Jasc 2018.

Preparativos
A cidade sede finaliza as reformas e reparos nos locais de competição. Em Caçador, as provas começam já pela manhã do dia 7, uma sexta-feira.

Uma das praças que recebeu mais investimentos foi a Pista Olímpica, onde ocorrerão as disputas do atletismo. O local recebeu arquibancada, iluminação nova e um portal de entrada. Mas a principal novidade está na nova pista, totalmente emborrachada, de padrão internacional. Conforme o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, só na pista foram investidos R4 1,3 milhões.

“É uma pista que vai deixar um legado muito importante para Caçador, região e para o estado. É isso que nós queremos: melhorar as praças esportivas não só para os atletas do Jasc, todos aqueles que vão utilizá-las no futuro”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, o governo estadual destinou R$ 2 milhões para os Jasc. Já a contrapartida da prefeitura deve chegar a R$ 2 milhões.

Novidades
Além da disputa do jiu-jitsu como nova modalidade esportiva, os organizadores preparam outras novidades para o evento deste ano. Uma delas é a realização de uma fan fest, tradicional em Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, durante os Jasc, no Parque Central de Caçador.

Conforme o vice-prefeito Alencar Mendes, o objetivo é transformar o parque numa espécie de ponto de encontro entre atletas, visitantes e a população local. Para isso, haverá apresentações culturais, praça de alimentação, loja para a venda de produtos licenciados do Jasc, entre outras atrações.

Outra novidade é que as cerimônias de entregas de medalha não ocorrerão mais nos locais de competição, mas no parque central. O objetivo também é estimular a presença do público e dos atletas na fan fest.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar