Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/07/2017 - 16h26min

4ª edição do concurso de redação do TCE promove reflexão sobre transparência

Imprimir Enviar
Lançamento do concurso no auditório do Tribunal de Contas do Estado

Consolidar uma cultura de responsabilidade e cidadania é a proposta da 4ª edição do concurso estadual de redação lançado na tarde desta segunda-feira (24). Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, o concurso faz parte do projeto TCE na Escola, e neste ano traz como temática a “Transparência e Cidadania”.
Voltado para alunos do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos da rede pública, nesta edição o concurso visa promover o debate sobre a “transparência” como importante instrumento para o cidadão exercer o controle da gestão pública.      
Durante o lançamento, no auditório do TCE, o conselheiro Herneus de Nadal pontuou a importância da iniciativa num momento que o país vive problemas de ordem ética e moral, que acarretam em um grande prejuízo para todos os brasileiros. Diante deste cenário, Herneus acredita que a partir do concurso é possível proporcionar o conhecimento e incentivar a cidadania entre os jovens e adolescentes, para que estes possam vir a contribuir para um país melhor. “Acredito que boas práticas vão ocorrer de baixo para cima, ou seja, a partir dos jovens.”
Segundo o conselheiro, a redação vai gerar uma reflexão entre os alunos participantes, abrangendo todo o estado. Considerando os jovens uma massa extremamente crítica, Herneus acha fundamental investir nessa faixa etária. “É um incentivo que vai além da reflexão.”

O concurso
Na ocasião, a coordenadora da Comissão TCE na Escola, Joseane Corrêa, apresentou a didática do concurso. Segundo ela, os alunos interessados têm até o dia 12 de setembro para redigir os trabalhos, em sala de aula, com a orientação de um professor. Após a data, cada escola escolherá uma redação e as Gerências Regionais de Educação (Gereds) selecionarão uma para participar da etapa estadual.
De acordo com Joseane, o concurso vai oferecer uma premiação para os vencedores do concurso. “Para os cinco primeiros colocados e seus professores orientandos será entregue um notebook e uma viagem a Florianópolis. Já as cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.” O resultado final do concurso ocorre no dia 12 de novembro e a premiação no dia 21. Mais informações podem ser esclarecidas no site (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2017)

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar