Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2017 - 15h08min

Vitivinicultura é destaque em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

A vitivinicultura movimenta a economia no meio rural e urbano, além de usufruir de uma cadeia produtiva que vai desde a agricultura até o turismo. Na tribuna da Assembleia Legislatvia, nesta quinta-feira, 25, o deputado Natalino Lázare (PR) destacou que a produção de uva precisa de políticas públicas para o incentivo e incremento dessa importante atividade econômica, cultural e social de Santa Catarina.

O parlamentar lembra que a região do Meio-Oeste produziu cerca de 90 milhões de quilos de uva, com destaque para os municípios de Pinheiro Preto, Tangará e Videira. “Nesta safra, somente a nossa região trouxe do Rio Grande do Sul aproximadamente 15 milhões de quilos da fruta, algo que poderia ser feito aqui, pois temos solo e clima propícios, além da tecnologia necessária e pessoas vocacionadas para isso”, afirma Natalino.

Na oportunidade o deputado ressaltou a apresentação do Projeto da Fruticultura ao Governo do Estado. A iniciativa de Natalino Lázare visa potencializar a produção e comercialização de frutas em Santa Catarina. A proposta, de acordo com o parlamentar, é que os produtores que possuem áreas ociosas em suas propriedades passem a empregá-las para a produção de frutas.

De acordo com o deputado, o governador Raimundo Colombo elogiou e afirmou que o Projeto da Fruticultura é um estudo muito bom, profundo e que mostra caminhos importantes. Ressaltou, ainda, que os técnicos vão avaliar com bastante atenção os dados. O governador destacou que o tema é importante, envolve muitas famílias que dependem da fruticultura e que o governo tem programas para auxiliar.

Será disponibilizado ao agricultor um “pacote tecnológico” contendo informações como as variedades mais propícias ao clima e solo de cada região, formas de plantio e manejo, equipamentos para irrigação e proteção contra granizo e geada, já com os custos para implementação, e como acessar as linhas de crédito existentes.

Além da produção de uvas e de frutas de caroço, tais como pêssego, ameixa e nectarina, típicas de climas temperados, os municípios localizados entre as regiões do Vale do Rio do Peixe e Planalto Serrano destacam-se pelo cultivo de maçã, da qual participam cerca de 2,2 mil pequenos produtores, e também grandes empresas.

 

Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar