Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2017 - 16h48min

Venzon alerta para violência sexual infantil

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

Estimativa é que 50 crianças sejam abusadas por dia no Brasil

Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, o deputado Serafim Venzon (PSDB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa para debater o assunto. O parlamentar é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No Brasil, a estimativa é que mais de 17,5 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual no Brasil no ano passado. Isso significa que cerca de 50 menores são abusados por dia no país. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, divulgados em abril de 2017 pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. “Esses números são apenas a ponta de um iceberg, já que existe um muro de silêncio em torno desses casos de violência contra criança e adolescente. Muitos casos ficam no anonimato”, lamenta Venzon.

De acordo com a pesquisa, de 80% a 90% dos abusos sexuais são praticados dentro de casa, por familiares ou conhecidos das vítimas. “Esta é a principal arma do abusador. Ele usa o medo para manipular e manter o crime por dias até mesmo anos”, destaca Venzon.

Ainda segundo os dados, as meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros/pardos somam 57,5% dos atingidos.

Em Santa Catarina, no ano de 2016, houve 990 denúncias de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes. Além disso, houve mais de 113 mil denúncias de outros tipos de violência infantil.

Disque 100
O Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, é um serviço de proteção. Se você é vítima ou sabe de alguma violência contra crianças e adolescentes, denuncie.

18 de maio
A Lei Federal 9.970/2000 instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar sobre o assunto. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1973, uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada na cidade de Vitória (ES). Os assassinos nunca foram punidos.


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar