Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/03/2015 - 14h25min

Valduga participa de reunião de trabalho sobre os serviços dos bombeiros em Chapecó

Imprimir Enviar
Reunião do deputado Valduga com lideranças políticas de Chapecó e representantes dos bombeiros

Na manhã desta sexta-feira (20), foi realizada uma reunião de trabalho chamada por dois vereadores de Chapecó. Eles convidaram o deputado Cesar Valduga (PCdoB) para participar do encontro. O vereador Geromil Matte (PCdoB) sugeriu discutir a implantação de uma unidade dos bombeiros na região sul da cidade, junto à Base da Polícia Militar, e o vereador Sergio Luiz da Silva (PT) quis conversar sobre a reinstalação do posto dos bombeiros no Bairro Efapi.

Para conversar sobre o assunto, também foram convidados o capitão do Corpo de Bombeiros, André Grigulo, o secretário municipal de defesa do cidadão, Sergio Wallner, e o presidente da Unichap (União Comunitária de Chapecó), Elson de Almeida.

O capitão Grigulo apresentou as dificuldades do Corpo dos Bombeiros, especialmente no que se refere ao deslocamento ágil pela cidade, muitas vezes dificultado pelos redutores de velocidade físicos (as lombadas), e pela falta de efetivo. Para ele, seria ideal ter uma base no sul de Chapecó, região que abrange o Distrito Marechal Bormann, mas só é possível com aumento do efeito, ressaltou.

Quanto à base dos bombeiros na região da Efapi, a que existia foi removida devido a obras de um elevado. Em parceria com a empresa BRF será construída nova base. Segundo o capitão Grigulo, o projeto já está pronto para licitação, que será realizada pela empresa. Para ele, a base na região da Grande Efapi é prioridade, devido ao número de moradores. De acordo com Wallner, a região possui 45 mil moradores.

O secretário Wallner concorda que as lombadas físicas aumentam o tempo que os bombeiros demoram para chegar até o local do atendimento, mas esclarece que, em contrapartida, há inúmeros pedidos de instalação desses redutores de velocidade na Secretaria. Além disso, ele lembra que hoje há 145 mil veículos emplacados na cidade, rodando diariamente nas ruas. Para o capitão Grigulo, uma forma de reduzir os acidentes de trânsito seria a implantação de vias de mão única nas principais avenidas.

Encaminhamentos
Como encaminhamento ficou acordado que o deputado Valduga irá solicitar uma audiência com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Coronel BM Onir Mocellin, e com o comandante geral da Polícia Militar em Santa Catarina, o coronel Paulo Henrique Hemm, para tratar do efetivo desses profissionais no Estado. Os vereadores Geromil e Sergio também vão sugerir aos demais vereadores o encaminhamento de uma moção pela Câmara para reforçar o pedido de audiência.

Segundo o capitão Grigulo, há uma regra internacional que indica um número ideal de profissionais, sendo um bombeiro para cada um mil habitantes. Hoje Chapecó possui cerca de 280 mil habitantes e há 80 bombeiros na cidade. Desses, 50 trabalham no atendimento operacional, divididos em três escalas, e 30 atuam na parte administrativa. Além de Chapecó, os bombeiros atendem os municípios de Coronel Freitas, Arvoredo, Guatambu, Planalto Alegue e Nova Erechim. Para o capitão, seria necessário dobrar o número de profissionais, sendo que essa deficiência é realidade em todo o Estado.

Voltar