Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2015 - 14h09min

Valduga parabeniza organizadores do Movida

Imprimir Enviar

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) apresentou requerimento em reconhecimento às entidades organizadoras e participantes do Movida – Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora. O Movida deste ano ocorreu dia 28 de abril, em Chapecó, reunindo cerca de três mil trabalhadores e trabalhadoras que foram às ruas participar do ato público em memória às vítimas de acidentes e doenças de trabalho. “Nossos assessores do mandato estiveram presentes apoiando e acompanhando a luta por melhores condições de trabalho”, disse Valduga.
Santa Catarina ocupa o 1º lugar no Ranking Nacional de Doenças e Acidentes de Trabalho. Somente em 2012 houve 47.754 pessoas vítimas de acidentes e doenças de trabalho. A cada mil trabalhadores, 7,6 foram vítimas de doenças e acidentes de trabalho.
  “A situação em nosso Estado é preocupante”, expôs Valduga. Segundo um estudo coordenado pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina e realizado por pesquisadores da UFSC e da Univali, o número de trabalhadores afastados por motivos de saúde nas principais atividades econômicas de Santa Catarina é 48% maior do que a média nacional. Os setores que mais adoecem e que mais causam acidentes em Santa Catarina são os setores das industriais frigoríficas, têxtil e do comércio varejista.
Na Macrorregião Grande Oeste, que abrange 75 municípios, a situação da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras também não é boa. Segundo dados do  Cerest de Chapecó, em 2010 foram registradas 1.305 notificações de acidentes e doenças do trabalho. Em 2014, o número de acidentes e doenças do trabalho saltou para 5.549 (um aumento acima de 325%). Por sua vez, o número de acidentes fatais que era de duas mortes, em 2010, saltou para oito óbitos, em 2014.

Carta de Chapecó
No final do ato foi elaborada a carta do Movida de Chapecó, que lista os números de doenças e acidentes de trabalho em âmbito nacional, estadual e municipal e apresenta quinze propostas, destacando entre elas três prioridades:
1) Criar o Disk Prevenção de Acidente de Trabalho, objetivando centralizar informações e estabelecer um ranking estadual apontando as 10 piores empresas (maus exemplos) que mais causam acidentes, doenças e mortes no trabalho, em Santa Catarina;
2) Defender junto ao Ministério Público do Trabalho que as multas advindas dos Termos de Ajustamento de Conduta sejam revertidas em campanhas de promoção e prevenção às doenças, acidentes e mortes no trabalho;
3) Exigir junto aos setores econômicos, através da Federação das Indústrias, a implantação dos Centros de Reabilitação Funcional para Trabalhadores e Trabalhadoras com problemas de saúde ocasionados por LER/DORT e transtornos psíquicos.

Mariane Kerbes
Assessoria de Imprensa Deputado Valduga
(48) 9918-0255
(48) 3221-2849 (Gabinete)

 

Voltar