Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/05/2015 - 13h10min

Valduga conversa com Chiodini sobre as obras dos Centros de Inovação Tecnológica

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) e o deputado Jean Kuhlmann (PSD), da Frente Parlamentar da Inovação Catarinense, reuniram-se com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Alberto Chiodini, para conversar sobre as políticas públicas para a área de inovação e tecnologia em Santa Catarina. O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 26 de maio.
Os deputados conheceram melhor o andamento das obras dos 13 Centros de Inovação Tecnológica que estão sendo instalados no estado. O Secretário Chiodini expôs que oito Centros já estão com as obras em andamento, sendo entre 30% a 60% da construção já está concluída. Estão localizados nos municípios de Blumenau, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul, Tubarão e Lages. Os outros cinco Centros ainda não tiveram suas obras iniciadas, e estão localizados nas cidades de Brusque, Rio do Sul, Florianópolis, Joinville e Criciúma.
Segundo Chionidi, o que está em discussão no momento é o modelo de gestão dos Centros e os recursos para a aquisição dos equipamentos. Os prédios estão sendo construídos com recursos estaduais, através de financiamento com o BNDES. A idéia para os recursos dos equipamentos é buscar uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
De acordo com o deputado Valduga, na reunião também foi destacado que os Centros de Inovação Tecnológica não podem ser somente incubadores, mas precisam ser fomentadores de pesquisa em inovação tecnológica em cada região, revertendo as pesquisas em bens utilizáveis para a população regional e catarinense.
O deputado Valduga expôs que irá se empenhar para que as obras de infraestrutura e instalação de equipamentos sejam concluídas o mais breve possível, para que os Centros se efetivem o comecem a abrigar novas empresas no Estado. “Esta é uma demanda da sociedade e das empresas, que já estão pensando em se instalar nos centros. Na minha cidade, Chapecó, já possuímos um grupo de empresários e investidores com o projeto de uma empresa de inovação tecnológica pronto, apenas aguardando o momento em que poderão se instalar”, expôs o deputado. “Quem ganha com isso é a nossa população, pois teremos geração de empregos e melhorias na qualidade de vida”, finalizou Valduga.
Ainda na reunião ficou definido a realização de um evento, em parceria entre a Frente Parlamentar de Inovação Catarinense e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, para comemorar a semana da inovação tecnológica, entre 10 e 17 de outubro.

Voltar