Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
19:30 Em Discussão

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2024 - 18h43min

Seminário sobre captação de recursos a entidades do 3º setor será levado para outras regiões de SC

Imprimir Enviar
Deputado Dr Vicente

Durante a abertura do evento que discutiu estratégias para a captação de recursos públicos e privados para entidades do terceiro setor, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou a realização de um ciclo de palestras regionais sobre o tema. O próximo está programado para ocorrer na região Oeste.

Mais de 200 pessoas participaram das palestras realizadas nesta quarta-feira (9) no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis. A presidente da Federação das Apaes, Alice Kuerten, e a representante da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Probst Leite, também estiveram presentes na abertura do evento.

Temas como acesso aos recursos de fundos municipais, editais públicos e privados, regras de prestação de contas, elaboração de projetos, contabilidade de entidades, gestão financeira e transparência foram abordados no evento, que incluiu também a apresentação de projetos bem sucedidos.

"Contamos com bancos internacionais, bancos públicos, instituições, editais públicos e privados, empresas, fundos e leis de renúncia fiscal que podem ser fontes de recursos para projetos que farão a diferença na vida de muitas pessoas", afirmou o parlamentar.

"Nosso objetivo com essas palestras é orientar as entidades sobre a melhor maneira de acessar esses recursos. Nosso mandato, em parceria com a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, está proporcionando essa valiosa oportunidade para que as entidades e outros atores sociais conheçam esses mecanismos e executem seus projetos com recursos adequados. Vamos levar essa capacitação para outras regiões dentro de um ciclo de palestras sobre o tema."

Ele citou como exemplo a regulamentação da lei estadual 17.762, que deu origem ao Programa de Incentivo à Cultura. Esse programa permite que empresas destinem até 0,5% do ICMS devido para financiar projetos artísticos, culturais e outros aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura, com abatimento no valor do imposto a pagar. "Criamos a ferramenta e precisamos que as entidades façam uso dessa política pública".

Força do voluntariado
Dr. Vicente ressaltou a importância do voluntariado e das entidades do terceiro setor. "Organizações voluntárias, frequentemente impulsionadas pela paixão e pelo comprometimento de seus membros, desempenham um papel fundamental no apoio às comunidades mais vulneráveis e na promoção do bem-estar social. Elas enfrentam desafios únicos, incluindo a busca constante por financiamento para sustentar suas operações e expandir seu impacto."

 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar