Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/12/2017 - 15h13min

Saúde em Brusque: médicos querem mudar atendimento de cardiologia

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon e médicos em reunião na Secretaria Estadual de Saúde

Pacientes com problemas cardíacos do município são transferidos para Blumenau ou Curitiba

Cerca de 80% dos pacientes com problemas cardíacos de Brusque são atendidos em Curitiba. Os pacientes do SUS acabam indo para fora do Estado por falta de resolução em Santa Catarina. O deputado Serafim Venzon (PSDB) quer mudar essa realidade e pactuar o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, para atender as cirurgias cardíacas de Brusque.

O Instituto de Cardiologia, em São José, é referência na área em Santa Catarina. Ele atende pacientes que precisam de cirurgias. No entanto, a cada 10 pacientes de Brusque, apenas dois são atendidos por lá. “Ele não consegue operar por falta de vagas na UTI. Então os médicos são obrigados a encaminhar para Curitiba”, alerta Venzon.

Já os casos de urgência são transferidos para o Santa Isabel, em Blumenau. De acordo com os médicos Gustavo Caon Loeff e Felipe Baldissera, um infarto agudo do miocárdio precisa ser resolvido em até hora, tempo insuficiente para se deslocar de Brusque a Blumenau. “Com a Rodovia Antonio Heil duplicada, de ambulância, a expectativa é chegar em Itajaí em até 20 minutos”, destaca Venzon.

Reunião na Secretaria de Saúde
A diretoria do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, fez um levantamento que comprovava que o hospital tem viabilidade técnica de atender os pacientes de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O deputado Serafim Venzon acompanhou os médicos Gustavo Caon Loeff e Tiago Luiz Silvestrini e o gerente administrativo do Marieta Konder, Gabriel Stanck, em reunião com o secretário de Saúde, Vicente Caropreso, pedindo o credenciamento do Marieta para alta complexidade.

Caropreso deu o aval para o prosseguimento do projeto. Nesta sexta-feira, a diretoria do Marieta Konder reuniu os médicos e equipe administrativa para oficializar a disponibilidade de atendimento para a população de Brusque, Botuverá e Guabiruba. O próximo passo é levar o documento ao secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari. “ Vamos formalizar o pedido ao gestor municipal, para em seguida encaminhar o pedido ao Ministério da Saúde”, explica Venzon.

 



Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar