Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2024 - 10h45min

Saretta enaltece trabalho excepcional da Associação Renal Vida de Blumenau

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT).
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) enalteceu o excepcional trabalho realizado pela Associação Renal Vida, de Blumenau, instituição que atende a 75 municípios e é referência no tratamento de hemodiálise e transplante renal.

“Em Santa Catarina, especialmente aqui em Blumenau, os transplantes de rim têm sido uma fonte de esperança e renovação para milhares de vidas.”

Durante o Programa Alesc Itinerante iniciado esta semana, o deputado Saretta, que preside a Comissão de Saúde, foi conhecer a Renal Vida e constatar in loco o trabalho extraordinário realizado.

Segundo ele, o que torna ainda mais notável o trabalho da entidade, é o fato de que 95% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SUS salva vidas
“Mais uma vez o SUS salvando vidas, já que todos os transplantes de órgãos são realizados pelo SUS. Isso demonstra não apenas a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, mas também um profundo compromisso com a equidade e o acesso universal à saúde.”

A cada mês na Renal Vida são realizadas cerca de 10.800 sessões de hemodiálise, um processo vital para muitos pacientes. E, além disso, quase 2.300 transplantes renais já foram realizados, em uma parceria com o Hospital Santa Isabel e a Urologia para atender os pacientes.

Ele disse que o rim é o órgão mais transplantado em Santa Catarina e que isso é resultado do esforço conjunto de profissionais dedicados, instituições comprometidas e, acima de tudo, da generosidade daqueles que, em momentos de perda, optam por dar uma nova chance de vida a outras pessoas.

“Apesar dos progressos, ainda enfrentamos grandes desafios. O transplante de rim representa 92% da fila de espera por transplantes no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, até recentemente, mais de 39 mil pessoas aguardavam por um rim. Cada uma dessas pessoas tem uma história, uma família, sonhos e esperanças.”

Ele defendeu que é fundamental continuar a promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e a apoiar iniciativas como a Renal Vida, que estão na linha de frente dessa batalha pela vida.

“Juntos, podemos transformar a realidade de tantas pessoas e oferecer a elas não apenas um órgão, mas uma nova oportunidade de viver plenamente.”

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar